Seja bem vindo
Petrópolis,14/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Consultora 60+ com Silvana Coelho

Estima-se que até 2050 o Brasil será o país com maior número de idosos do mundo

Um país idoso


Estima-se que até 2050 o Brasil será o país com maior número de idosos do mundo Grupo de idosos | Crédito: Pexels / Şahin Sezer Dinçer

No Brasil, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de pessoas com 60 anos ou mais, será maior que o de crianças com até 14 anos já em 2030. 

Em 1980, éramos classificados como um país jovem e somos atualmente caracterizados como um país adulto em transição para nos tornarmos um país idoso até o ano de 2050.

Mas será que estamos preparados para esta realidade?

Vivemos uma fase de transição e modificação desse fenômeno mundial ocasionado pela queda nas taxas de natalidade e mortalidade. Então, em 2050, quando você for uma pessoa idosa, o Brasil vai ter 30% da população com mais de 60 anos. Hoje são 12%, na década de 70 eram 4%, o que nos demonstra que o envelhecimento é muito rápido.

Há de se estruturar em termos de educação, acessibilidade, em prédios, calçadas adequadas, transporte público e saúde, com ações mais voltadas para as necessidades do idoso. Assim como, qualificação profissional nos serviços de atendimento, inclusão digital, promoção de cultura e maior sensibilização e comprometimento dos familiares. 

Existe um campo imenso a ser abordado pelas políticas públicas. Não que isso não esteja sendo feito, mas nós temos um longo e rápido caminho pela frente para que se possa não só viver mais, mas principalmente viver melhor.

Silvana Coelho / Consultora 60+



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.