Seja bem vindo
Petrópolis,20/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Patricia Granzinoli

A origem do Dia de São João e da Festa Junina

Imagem: Prefeitura Municipal de Campina Grande (PB)
A origem do Dia de São João e da Festa Junina Campina Grande tem uma das festas de São João mais tradicionais do país

    Trazido de Portugal inicialmente como “Festa Joanina”, o Dia de São João é comemorado em 24 de junho, para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo. Na crença católica, a mãe de João Batista teria acendido uma fogueira no alto de uma montanha para avisar Maria sobre o nascimento de João, por esse motivo a fogueira de São João é um dos principais símbolos da festa junina.

    Para cada santo há um tipo de fogueira diferente: redonda para São João, acesa na noite do dia 23 de junho e preparada para queimar durante vários dias de festa; quadrada para Santo Antônio, o Santo Casamenteiro, no dia 13 de junho; triangular para São Pedro, no dia 29 de junho, finalizando os festejos juninos. Neste período de comemoração há quadrilhas e suas vestimentas caipiras caricatas, fogueiras e culinária típica como canjica, pamonha e pé de moleque, além de bebidas como o quentão.

    Para além dos significados religiosos, a influência de diversas culturas e crenças faz da tradição das festas juninas uma das maiores manifestações folclóricas do país. No Nordeste, as cidades de Campina Grande, na Paraíba, e de Caruaru, em Pernambuco, rivalizam entre si o título de "maior São João do mundo", e a data é considerada feriado.





COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.