Seja bem vindo
Petrópolis,15/01/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Itatiba finaliza 1ª Virada Inclusiva com Festival Paralímpico e arte do Mente & Corpos

Adesão popular foi essencial para o sucesso do município na proposta estadual


Itatiba finaliza 1ª Virada Inclusiva com Festival Paralímpico e arte do Mente & Corpos Foto: Divulgação

Foi finalizada neste fim de semana a primeira participação de Itatiba na Virada Inclusiva, programa da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), com o tema Superamos barreiras, protagonizamos mudanças!. 

A realização foi articulada e organizada pelo Condef, o Conselho Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência, na semana que celebrou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (03/12), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. 

“Acreditamos que as ações realizadas foram um sucesso! As atividades nas escolas municipais envolveram as crianças e o Gibi do Autista, lançado no dia 05, certamente vai sensibilizar e informar quanto às características e necessidades das pessoas com TEA. Ainda tivemos o Festival Paralímpico, no sábado, que envolveu atletas, famílias e comunidade e, finalmente, no domingo, encerramos com a belíssima apresentação do Grupo Mente & Corpos na Praça da Bandeira. Acreditamos que o objetivo de dar visibilidade à inclusão foi atingido e já seguimos fortalecidos para a realização da 2º Virada em 2025”, adiantou a servidora municipal Giancarla Giovanelli, presidente do Condef de Itatiba. 

Últimas atividades 

A última atividade foi a apresentação do espetáculo A Vida em Flores, do Grupo Mente & Corpos, na noite de domingo (08/12), em frente ao Coreto João Maggi na Praça da Bandeira. Muitas famílias aproveitaram para prestigiar as animadas danças apresentadas pelo grupo, que foi muito aplaudido. 

No sábado, o Ginásio Municipal de Esportes José Boava, no Parque Ferraz Costa, recebeu a segunda etapa do Festival Paralímpico Loterias da Caixa 2024, realizada concomitantemente em 120 cidades de todo o Brasil somando cerca de 20 mil participantes.

Desta vez, as modalidades estabelecidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foram goalball, rugby em cadeira de rodas e tênis de campo para serem praticados por pessoas sem e com deficiência (PcDs), física, visual ou intelectual. Este foi o quarto ano consecutivo que Itatiba foi escolhida para receber o Festival, que teve também na abertura a apresentação do Mente & Corpos. 

“Foi muito bom o evento ser parte da Virada Inclusiva! O intuito é recreativo, para que eles tenham noções da modalidade esportiva de forma lúdica, e os participantes aproveitaram as brincadeiras e se divertiram. Estamos contente com a participação de todos, teve ainda um pessoal de Bragança Paulista que veio prestigiar nosso evento. Uma das coisas muito importante é a continuidade do evento, conscientizando cada vez mais da importância da atividade física durante todo o ano para as pessoas com deficiência, de forma regular, para para desenvolver habilidades e melhora da saúde”, disse o professor Eduardo Perrone, do Departamento Municipal de Esportes Adaptados, agradecendo aos  parceiros e voluntários. 

Já o gibi intitulado “Sou eu, um autista”, informativo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), é iniciativa da Associação Outro Olhar junto à Prefeitura e está à disposição da população na Biblioteca Municipal Chico Leme, à Rua Campos Salles - 380, no Centro. 


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.