Turismo no estado registra alta com show de Lady Gaga
Ocupação hoteleira na capital chega a quase 87%. No interior, Penedo, Itatiaia e Petrópolis estão entre os destinos mais procurados

A apresentação da cantora Lady Gaga, neste sábado (03), aumenta o turismo na capital. De acordo com o portal HotéisRIO, a taxa de ocupação média nos hotéis da capital está em 86,6%%, com Ipanema/Leblon liderando o ranking (96,45%), seguido de Copacabana/Leme (95,63%), Flamengo/Botafogo (87,89%), Barra da Tijuca/Recreio/ São Conrado (83,1%) e Centro (77,34%). Todos os serviços do setor estão prontos para receber os turistas. Bares, restaurantes, hospedagens e entretenimento ganham com a visita do público para o show. A expectativa é que 1,6 milhão de pessoas ocupem a orla da praia.
- O Rio de Janeiro voltou a ser palco dos grandes eventos e ganha visibilidade para o mundo. Receber músicos do cenário internacional aqui, no Rio de Janeiro, na praia, e de forma gratuita para o público, promove o acesso e a garantia de lazer a todos. Além da economia local que gera emprego, renda e consumo na cidade – afirma o governador Cláudio Castro.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio celebram a boa fase garantida pelo show com estimativa de impacto de R$ 600 milhões na economia da cidade. Além disso, segundo o RioGaleão, são esperados mais de 363 mil passageiros no período, de 01 a 04/05, com 256 voos domésticos e 107 internacionais. Passageiros de 50 embarcações irão assistir ao evento diretamente do mar.
O reflexo dessa alta procura também pode ser visto nas estradas e terminais rodoviários. A Rodoviária do Rio deve receber mais de 240 mil pessoas durante a semana do show, com 121 mil desembarques previstos — a maior parte entre hoje (02) e sábado (03), conforme dados da concessionária que administra o terminal.
Para o secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, os números refletem o sucesso da cadeia produtiva do segmento que engloba diversas segmentações do fluxo turístico.
- O saldo positivo no turismo e na economia reflete o investimento do estado nas ações voltadas para o setor e destaca o protagonismo do Rio de Janeiro em sediar eventos de grande porte – diz Tutuca.
Turismo no interior em alta neste feriado
Estimulada pela divulgação dos 92 municípios fluminenses no mercado nacional e internacional, a média de ocupação hoteleira no interior do estado é de 82,11% para o período de 1º a 4 de maio, datas que contemplam o feriadão do Dia do Trabalhador e o show da Lady Gaga.
-O interior do nosso estado reafirma sua vocação para acolher visitantes. Aliar o dinamismo cultural e turístico a grandes eventos resulta em números que contemplam também o nosso interior. O turismo é um grande motor da economia fluminense, gerando emprego, renda e desenvolvimento regional. Nosso compromisso é seguir investindo na promoção dos nossos destinos, valorizando a diversidade cultural e natural do estado e fortalecendo cada vez mais o Rio como referência nacional e internacional no setor - declara o governador.
Entre as cidades que apresentam bons índices de ocupação estão Itatiaia/Penedo (83,80%), Petrópolis (82,80%), Barra do Piraí (81,60%), Cabo Frio (81,50%), Teresópolis (81,40%), Rio das Ostras (80,30%), Macaé (79,50%), Armação dos Búzios (74,50%) e Arraial do Cabo (68,20%). A pesquisa foi realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).
COMENTÁRIOS