Seja bem vindo
Petrópolis,28/11/2023

  • A +
  • A -
Publicidade

Cadetes da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II exploram raízes históricas do Rio de Janeiro

Aula de campo leva bombeiros a locais emblemáticos que marcaram o início da urbanização da cidade.


Cadetes da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II exploram raízes históricas do Rio de Janeiro Foto: Divulgação/CBMERJ

Na segunda-feira (13), os cadetes do 1º ano da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDP II) participaram de uma aula de campo para conhecerem os locais que foram palco do processo de urbanização inicial da capital fluminense. Iniciando na Praça XV, a jornada histórica envolveu pontos emblemáticos como o Chafariz do Mestre Valentim, Paço Imperial, Palácio Tiradentes, Cadeia Velha, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Arco do Telles, Ruas do Rio Antigo, Antigo Arsenal de Marinha e Arsenal de Guerra, Ladeira da Misericórdia, Morro do Castelo, Biblioteca Nacional, Morro de Santo Antônio, Praça Tiradentes, Antigo Teatro São João, e finalizou no Quartel Central do CBMERJ.


Essas aulas têm um papel fundamental na formação dos futuros bombeiros, proporcionando uma compreensão prática e vívida dos conceitos estudados em sala de aula. Ao explorarem os lugares que moldaram o início da urbanização do Rio de Janeiro, os cadetes conectam o conhecimento teórico à aplicação prática, promovendo um entendimento mais profundo e duradouro dos conceitos estudados.


A imersão na história do Rio de Janeiro e do Corpo de Bombeiros fortalece o vínculo dos cadetes com a instituição, cultivando um maior sentimento de pertencimento e identidade. Além disso, essa experiência contribui para o reconhecimento e valorização do patrimônio histórico-cultural, tanto material quanto imaterial, da Corporação e do Estado do Rio de Janeiro. Este é mais um passo na formação de profissionais comprometidos e conscientes da importância da preservação da história e cultura locais.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.