Seeduc realiza a Olimpíada Digital 2025 para estudantes da rede estadual
As inscrições estão abertas para escolas da rede estadual e municipal, além de instituições sociais, até o dia 31 de agosto

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) está promovendo a terceira edição da Olimpíada Digital. A competição é um game educacional, com dinâmica de engajamento, que oferece jornadas de aprendizagem, curtas e gamificadas, sobre as transformações do mundo. Para participar e ganhar prêmios, as unidades escolares públicas estaduais e municipais, além de instituições sociais, podem fazer as inscrições até o dia 31 de agosto.
Este ano, o game está trazendo temas como ‘Fake News em tempos de IA’, ‘Cyberbullying’, ‘Uso da IA na Educação’, ‘Beleza Projetada’, ‘Combate ao Racismo’, ‘Os Riscos das Bets’ e ‘Habilidades Socioemocionais’, dentro das áreas de Transformação Digital, Habilidades do Futuro, Sustentabilidade, Cultura, Saúde Mental e Bem-estar.
— No ano passado, essa competição digital foi um verdadeiro sucesso nas nossas escolas da rede. Tivemos 540 unidades com estudantes ativos. Foram 20 mil estudantes da rede pública que participaram das jornadas de aprendizagem, um crescimento de mais de 600% em relação ao número de competidores da edição anterior. Esperamos que nossos alunos estejam ainda mais engajados nesta forma de aprender — disse a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
As escolas que mais se destacarem na competição vão ganhar prêmios, como laptops gamers, cursos profissionalizantes da universidade Estácio de Sá, cursos de inglês do Brasas, caixas de som, entre outras premiações.
Cobertura do evento pelos Jovens Repórteres
Em 2025, a Olimpíada Digital contará com a participação de um reforço de peso: os estudantes que integram o Programa Jovem Repórter, da Secretaria de Estado de Educação. Eles farão a cobertura jornalística do evento e também estarão atentos aos principais assuntos que serão discutidos ao longo da competição.
Os jovens repórteres que mais se destacarem serão reconhecidos na cerimônia de premiação da Olimpíada, ao lado dos demais participantes, em novembro. Além de um certificado de monitoria da competição, eles receberão como prêmios uma vivência na redação do jornal ‘O Globo’ e uma sessão de mentoria, ao vivo e presencial, com a jornalista Carol Barcellos, ex-apresentadora da TV Globo, atualmente na Cazé TV e CNBC, que já cobriu três Olimpíadas. Ela conversará com os estudantes sobre os desafios da profissão.
COMENTÁRIOS