Seja bem vindo
Petrópolis,04/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Em São Paulo, Cláudio Castro apresenta ações que estão transformando o Rio em um estado cada vez mais sustentável

Evento CNN Talks: COP 28 antecipou discussões que serão pautas na 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da ONU, em Dubai


Em São Paulo, Cláudio Castro apresenta ações que estão transformando o Rio em um estado cada vez mais sustentável Foto: Divulgação

“Hoje, trabalhamos para que o Rio de Janeiro seja um estado socioeconômico e ambientalmente sustentável”. As potencialidades que tornam o território fluminense referência em transição energética foram apresentadas pelo governador Cláudio Castro nesta terça-feira (28/11), durante o evento CNN Talks: COP 28, realizado em São Paulo.

- Ao longo das últimas décadas, o Estado do Rio tem sido protagonista na produção nacional de petróleo (84%) e gás (73%) e avança agora na transição para outras fontes de energia, limpas e sustentáveis. Inauguramos no Rio, por exemplo, uma termelétrica que usa gás do pré-sal. Somos a capital enérgica do Brasil. Temos o Porto do Açu, que tem como grande ativo a energia limpa - destacou o governador. 

No evento - que antecipou as discussões sobre os principais temas que serão pautas na 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos - Castro afirmou que estimular as vocações regionais está entre as prioridades de sua gestão.

Durante o painel “Brasil: o protagonista da agenda verde no mundo”, mediado pelo jornalista Márcio Gomes, o governador reforçou que o compromisso do governo com o meio ambiente foi oficializado com a criação da Secretaria de Energia e Economia do Mar, que hoje tem importantes projetos, como o programa Corredores Sustentáveis. Lançada na Rodovia Presidente Dutra, a iniciativa já conta com sete postos de combustíveis adaptados para abastecer veículos pesados com gás natural e biometano, emitindo menos gases do efeito estufa e gerando menos poluição sonora.

- O uso de fontes mais renováveis, como a energia eólica e a solar, é extremamente importante para garantir um futuro sustentável para o nosso estado, o país e mundo. Em julho, iniciamos um projeto-piloto para testar a viabilidade de implantação de usinas eólicas offshore para a produção de energia a partir do vento em alto-mar. Além disso, estamos entre os dez estados com maior geração de energia solar - ressaltou. 


O Rio de Janeiro na COP 28

A COP vai reunir líderes mundiais, ministros e outras autoridades para debater sobre os impactos das ações humanas no clima, e a negociação de acordos para adaptação e mitigação da crise climática nos próximos anos. Na conferência, a comitiva do Governo do Rio será liderada pelo vice-governador e secretário do Ambiente, Thiago Pampolha, e serão detalhados projetos também da Cedae.

Entre os dias 1º e 10 de dezembro,  o Estado terá um espaço focado na gestão da água, na promoção da resiliência e na adaptação às mudanças climáticas. Os representantes do governo participam ainda da reunião de governadores do Consórcio Brasil Verde com o ministro do Desenvolvimento Regional, e nos debates sobre o Mercado de Carbono e projetos inovadores de preservação da água e dos manguezais.

Ações voltadas para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas são as pautas prioritárias da Secretaria do Ambiente. No Florestas do Amanhã, por exemplo, a previsão é  reflorestar mais de 5 mil hectares de Mata Atlântica. Por meio do programa Conexão Mata Atlântica, o governo vai recuperar e realizar a manutenção da vegetação nativa e da biodiversidade na Bacia do Rio Paraíba do Sul. A secretaria também está criando um plano estadual de descarbonização para reduzir as emissões de carbono dos principais setores.


Painel da CNN

O painel do CNN Talks: COP 28 contou também com a participação do governador do Pará, Hélder Barbalho, da secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, e do diretor-presidente da Confederação Nacional de Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada, Vida e Capitalização, Dyogo Oliveira.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.