Cães terapeutas visitam pacientes oncológicos e levam emoção e alegria para hospital
A ação ocorre em Santa Catarina
Um projeto realizado em Santa Catarina, tem levado muita emoção e alegria a pacientes oncológicos do Centro de Pesquisa Oncológica (CEPON). De 15 em 15 dias, cães terapeutas visitam hospitais do estado, com a intenção de levar alegria e esperança às casas de saúde.
O projeto é uma parceria com a Associação Patas do Bem, e os três cães passam por treinamentos rigorosos antes das visitas. A festa fica por conta de Barthô (Shitzu), Beta (sem raça definida) e Glória (Labrador).
“A ação melhora aspectos biopsicossociais, diminui os impactos negativos do tratamento oncológico e otimiza o atendimento aos pacientes e acompanhantes por meio de uma abordagem diferenciada”, disse a terapeuta ocupacional do local, Gabriela Bubniak.
O projeto ocorre desde 2016, quando o Serviço de Terapia Ocupacional do CEPON, adotou a prática como método para trazer esperança aos pacientes. Ao todo, mais de 1,5 mil leitos receberam a visita dos peludos, e segundo os envolvidos, esse número ainda vai aumentar.
A Associação Patas do Bem é a responsável por selecionar, treinar e fazer o controle de saúde e de comportamento dos animais que fazem parte da visita.
COMENTÁRIOS