Seja bem vindo
Petrópolis,27/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Sonda japonesa divulga foto inédita do solo lunar

O pouso que foi realizado na última sexta-feira (19), consagrou o Japão como o 5° país a atingir esse feito


Sonda japonesa divulga foto inédita do solo lunar Foto mostra solo lunar após pouso de módulo — Foto: JAXA / Takara Tomy / Sony Group Corporation / Doshisha University

A sonda japonesa não-tripulada, intitulada “SLIM”, divulgou uma foto inédita do solo lunar nesta quinta-feira (25). O pouso que foi realizado na última sexta-feira (19), consagrou o Japão como o 5° país a atingir esse feito. 

De acordo com a Agência Espacial Japonesa (Jaxa), o SLIM (Módulo de Pouso Inteligente para Investigar a Lua, na sigla em inglês) conseguiu registrar e transmitir dados da Lua através de um robô ejetável. Alguns dados divulgados por essa tecnologia ainda estão sendo analisados por cientistas. 

Um fator relevante é que o pouso foi feito a poucos metros de onde era previsto pela Jaxa, o que pode ser considerado um avanço. Pousos mais convencionais têm uma precisão de KMs, limitando explorar locais com muitas rochas, por exemplo.

Segundo a Jaxa, os dados foram recebidos pouco menos de 3h após o pouso da sonda, ou seja, antes mesmo que a perdesse a energia. Apesar disso, os painéis solares do SLIM não conseguiram gerar energia por conta de um possível posicionamento incorreto da tecnologia. Mas uma mudança na direção da luz solar, pode corrigir o problema. 



Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.