Seja bem vindo
Petrópolis,27/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Além de Brasil e Portugal, saiba outros locais que falam a Língua Portuguesa

Em Portugal, o idioma falado no Brasil é caracterizado como “Português Brasileiro”


Além de Brasil e Portugal, saiba outros locais que falam a Língua Portuguesa Foto: Reprodução da Internet

Mesmo não sendo um idioma popular como o inglês e o espanhol, a Língua Portuguesa é falada em diversos países, a maioria deles situados no continente africano. Apesar disso, existem algumas nações e regiões do mundo que surpreendem por terem o português como uma das línguas oficiais.

Antes de mesmo de listar os países que falam a Língua Portuguesa, é importante destacar uma curiosidade. Em Portugal, o idioma falado no Brasil é caracterizado como “Português Brasileiro” ou “Português do Brasil”, isto porque o dialeto falado em nosso país tem diversas influências africanas e indígenas. 


Confira abaixo os países que falam português sem ser Brasil e Portugal: 


Angola 


Foto: Wikipédia


Angola é um país no sul da África, com um território que abrange praias tropicais do Atlântico, além de um sistema labiríntico de rios e desertos subsaarianos que se estende até a Namíbia. A história colonial do país se reflete em sua cozinha de influência portuguesa e em marcos históricos, como a Fortaleza de São Miguel. 


Cabo Verde


Foto: Wikipédia


Cabo Verde é uma nação localizada em um arquipélago vulcânico perto da costa noroeste da África. O país é conhecido por sua cultura crioula luso-africana, sua tradicional música morna e suas várias praias. A maior ilha do país, Santiago, abriga a atual capital, Praia. Apesar de falar português, o idioma em Cabo Verde possui outro nome, é intitulado de “Criolo.”


Guiné-Bissau


Foto: Wikipédia

Guiné-Bissau é um país tropical na costa atlântica ocidental de África, conhecido pelos parques nacionais e pela vida selvagem. O arquipélago dos Bijagós, arborizado e pouco povoado, é uma reserva da biosfera protegida. A ilha principal, Bubaque faz parte do Parque Nacional de Orango, um habitat de hipopótamos de água salgada. No continente, a capital, Bissau, é um porto com edifícios coloniais portugueses no centro da cidade antiga.


Guiné-Equatorial 


Foto: Wikipédia

A Guiné Equatorial é um país da África Central que inclui a região continental de Rio Muni e 5 ilhas vulcânicas ao largo da costa. A capital é Malabo, na ilha de Bioko, que tem uma arquitetura colonial espanhola e é o centro da indústria petrolífera próspera do país. A praia Arena Blanca atrai borboletas da época seca. A floresta tropical do Parque Nacional de Monte Alen, no continente, acolhe gorilas, chimpanzés e elefantes.


Moçambique

Foto: Wikipédia 

Moçambique é uma nação do sul da África cujo longo litoral no Oceano Índico é permeado de praias conhecidas, como Tofo, e de parques marinhos perto da costa. No arquipélago Quirimbas, uma faixa de 250 quilômetros de ilhas de corais, a ilha do Ibo, coberta por manguezais, tem ruínas da era colonial que sobreviveram desde o período do domínio português. O arquipélago de Bazaruto, mais ao sul, tem recifes que protegem espécies marinhas raras, como os dugongos.


Timor-Leste


Foto: Wikipédia


O Timor-Leste, país no Sudeste Asiático que ocupa metade da ilha de Timor, é cercado por recifes de corais repletos de vida marinha. Monumentos na capital, Díli, contam as lutas do país pela independência de Portugal em 1975 e, posteriormente, da Indonésia em 2002. A famosa estátua do Cristo Rei de Díli, com 22 metros de altura, fica no topo de uma colina sobre a cidade, com vistas panorâmicas da baía ao redor.


São Tomé e Príncipe


Foto: Wikipédia


São Tomé e Príncipe, um país insular africano perto da linha do equador, faz parte de uma cadeia vulcânica com rochas e formações de corais impressionantes, além de florestas tropicais e praias. Na maior das ilhas, São Tomé, está localizada a Lagoa Azul. O Parque Natural Ôbo, uma reserva na selva com grande biodiversidade, cobre grande parte de São Tomé e distingue-se pelo Pico Cão Grande, uma rocha vulcânica semelhante a um arranha-céu.


Macau (Menção Honrosa) 


Foto: Reprodução


Macau é uma região autônoma na costa sul da China continental, separada de Hong Kong pelo delta do rio das Pérolas. Território português até 1999, a região reflete uma mistura de influências culturais. Seus gigantescos cassinos e shoppings na Cotai Strip, que une as ilhas de Taipa e Coloane, foram responsáveis pelo apelido "Las Vegas da Ásia".

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.