Seja bem vindo
Petrópolis,27/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Por que comprar online a lista de material escolar para 2024?

Em tempos de avanço tecnológico, as novas modalidades podem e devem ser grandes aliadas em nosso cotidiano. Inclusive, pois as compras online sempre nos trazem aquele precinho mais “camarada”.


Por que comprar online a lista de material escolar para 2024? Foto: Freepik

Iniciar um novo ano escolar sempre é uma página em branco, cheia de novas possibilidades e grandes oportunidades de aprender. Em meio a isso tudo está o receio com a tão esperada lista de material escolar, que é muito mais do que uma quantidade de acessórios, porém um guia para um ano bem-sucedido.

Por isso, trouxemos dicas valiosas de como comprar e organizar sua lista de material escolar de uma forma fácil, prática, rápida e principalmente, mais barata. O mais legal, inclusive é a novidade de nem sequer precisar sair de casa, realizando assim todo o processo de forma online. Vem conferir!?


Afinal, o que seria a lista de material escolar?

A lista de material escolar é uma tabela organizada com todos os itens que um aluno necessita para utilizar em um ano letivo, seja no nível básico ou superior. Esta lista sempre é fornecida pela instituição de ensino no início do ano letivo, assim variando os itens de acordo com a série ou curso do aluno.


Quais itens não podem faltar na lista?

A dúvida mais frequente quando pensamos numa lista de material sempre é essa, devido a muitos pais acharem dispensáveis e até mesmo abusivos alguns dos itens indicados. Em nosso país, a lista de material escolar é uma exigência legal. Apesar disso, o Código de Defesa do Consumidor determina algumas normas. Além do mais, de acordo com a Lei do Material Escolar, nº 12.886/2013, a escola só pode solicitar acessórios que sejam de uso individual, que possuam relação pedagógica com o projeto de ensino.

Desta forma, na prática, a lista escolar pode ser separada em duas categorias principais: materiais básicos e materiais adicionais. Os materiais básicos são aqueles usados em todas as matérias, diariamente, como: lápis, borracha, caderno, apontador, caneta, mochila, estojo etc.

No caso dos materiais adicionais, seriam aqueles utilizados de acordo com a necessidade da grade curricular e as atividades extracurriculares oferecidas ao aluno, como calculadora, compasso, dicionário, tinta, pincel etc. Nesse caso, os pais e alunos podem comprar outros itens, como canetinhas, marcadores coloridos, papéis de diferentes texturas etc., porém não que sejam imprescindíveis.


E no ensino médio, quais as principais novidades nesta lista?

O material escolar para o ensino médio geralmente conta com mais itens do que a lista de material escolar para o ensino fundamental. Isso acontece devido aos alunos de ensino médio começarem a estudar algumas matérias mais complicadas, que fazem com que sejam necessários materiais mais específicos, por exemplo, uma calculadora científica. Assim sendo, para os estudantes do ensino médio, a lista de material escolar pode ser um pouquinho mais complexa e até com um precinho mais “salgado”.


Além dos itens básicos, pode ser importante investir em outros materiais, como:

Caneta marca-texto e caneta hidrográfica;

Transferidor de 180 graus;

Esquadro;

Carta de cartolina;

Atlas;

Livros de literatura;

Entre outros.


Aliás, se tratando dessa lista é crucial dizer que é abusivo a instituição exigir materiais exagerados, por exemplo, três caixas de lápis de cor. Também, você pode ir adquirindo o material escolar tendo em mente a necessidade do aluno e claro, a sua disponibilidade financeira, de forma que não é obrigatório entregar todos os itens já no primeiro dia letivo.

E, não precisamos nem falar sobre a instituição não poder fazer exigência para que os materiais sejam novos. Pois, o que se manter em bom estado de conservação do antigo ano pode ser, facilmente, ser reciclado e reutilizado, como mochila, estojo, entre outras coisas.


Tudo pronto para a lista de material escolar de 2024?

Esta é uma parte importante no retorno às aulas, tanto para obtermos todo o necessário, como para nos motivar para o novo ano letivo.

Então, utilize essas dicas em relação ao necessário, organize a sua lista e compre online usando da praticidade, rapidez e o melhor, muita economia em comparação com as lojas físicas, já que assim você economiza tempo, energia e dinheiro!

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.