Preço da batata tem aumento acima de 300% no Brasil em janeiro, devido impacto das chuvas
A tendência, é que o valor permaneça nesta linha até o mês de março, onde haverá um aumento na produção e consequentemente a diminuição no preço.
O consumidor deve ter notado o aumento considerável no preço da batata neste início de 2024. Quem utiliza com certa frequência o alimento em sua dieta diária, notou a alta no valor do produto nos supermercados neste mês de janeiro e o motivo dele estar tão elevado chama a atenção.
As chuvas constantes em diversas localidades do Brasil no mês de janeiro, levaram a uma queda considerável na produção da raiz. Os territórios férteis para a produção da batata foram atingidos e castigados com chuvas contínuas, que diminuíram a quantidade do alimento.
O principal epicentro exportador de batatas do país, registrou em meados de janeiro, por exemplo, uma queda de 30% na produção por causa das chuvas, o que, paralelamente, ocasionou o aumento considerável no preço do produto.
De acordo com o índice de Preço ao Consumidor (IPCA), o aumento no valor repassado pelos produtores aos estabelecimentos foi de 25,95%, o que acabou gerando uma alta de 300% no valor repassado para o consumidor final.
Batatas expostas nos supermercados. Foto: Gabriel Barbosa/GIRO Serra
Por causa da baixa produção, os comerciantes também acabaram saindo prejudicados. Isto porque, o consumidor passou a comprar uma quantidade menor de batatas se comparado aos meses em que o alimento estava mais barato, diminuindo o percentual de lucro dos vendedores.
A tendência, é que o valor permaneça nesta linha até o mês de março, onde haverá um aumento na produção e consequentemente a diminuição no preço.
COMENTÁRIOS