Seja bem vindo
Petrópolis,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Deputado Yuri Moura assume presidência Estadual da Federação PSOL-REDE

Com esta definição, o parlamentar vai conduzir, junto à direção da Federação, a construção de alianças eleitorais nos municípios do Estado do Rio


Deputado Yuri Moura assume presidência Estadual da Federação PSOL-REDE Yuri Moura - Foto: Divulgação
Publicidade

Na noite desta quarta-feira (28/02), a Executiva Estadual do PSOL-RJ, confirmou o Deputado Estadual e pré-candidato à Prefeitura de Petrópolis, Yuri Moura, como o novo presidente estadual da Federação. A reunião formalizou por unanimidade o nome de Yuri, destacando seu papel importante de interiorização da sigla nas cidades, sua capacidade de articulação e seu diálogo aberto com os demais partidos. 

Com esta definição, o parlamentar vai conduzir, junto à direção da Federação, a construção de alianças eleitorais nos municípios do Estado do Rio. Inclusive, em Petrópolis, onde tem conversas abertas com o PDT e outras direções partidárias em torno de sua pré-candidatura a prefeito. Yuri passou a tarde em diálogo com o presidente do PSOL, Deputado Flávio Serafini, da Rede Sustentabilidade, Fábio da Padaria, e com dirigentes partidários.

O ano de 2024 marca o início do processo eleitoral municipalizado para PSOL e REDE, consolidando sua união em uma federação. Com instâncias próprias, a Federação PSOL-REDE delibera por maioria partidária, mantendo autonomia relativa à relação de forças, ao estatuto da federação e à instância nacional.

“Nosso objetivo é construir alianças que defendam candidaturas comprometidas com o nosso programa, que sejam responsáveis com as desigualdades e a crise urbana e climática que as nossas cidades vivem. Que lutem por serviços públicos de qualidade, moradia digna e segura, enfrentando também a extrema-direita e a velha política nas eleições municipais!".

Ainda de acordo com Yuri, a montagem das chapas eleitorais será pautada pelo diálogo franco e respeitoso com os membros da Rede Sustentabilidade, do PSOL e suas correntes internas, cumprindo o estatuto da federação. “A busca pela unidade e coesão no campo progressista e popular é muito importante, mas a prioridade precisa ser a cidade, a vida de quem vive nela. Se por um lado Cláudio Castro e Bolsonaro se articulam com seus aliados, por outro também temos figuras contraditórias e fisiológicas da velha política que se apresentam como mais palatáveis em várias cidades, mas que não o são para os movimentos sociais e nossos pré-candidato locais. Nenhum dirigente partidário estadual deve agir de cima para baixo é preciso respeitar as construções locais dos companheiros e companheiras. Acredito nisso! Temos muito trabalho pela frente e já nessa semana começo a me reunir com as direções partidárias para colaborar nas táticas eleitorais dos 92 municípios do Estado do Rio.”.

Para mais informações, acesse o Instagram @yurimourarj ou entre em contato diretamente na Alerj - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Edifício Lúcio Costa à Rua da Ajuda, 05 – 5º andar – Gabinete 503 - Centro, Rio de Janeiro – RJ.

SERVIÇO 

Alerj - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Edifício Lúcio Costa

Rua da Ajuda, 05 – 5º andar – Gabinete 503

Centro, Rio de Janeiro – RJ

Yuri Lucas Carius de Moura Almeida (Petrópolis, 23 de março de 1990), mais conhecido como Yuri Moura, é um historiador, gestor público e político brasileiro filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Foi o vereador mais votado na eleição municipal de Petrópolis em 2020, ocasião em que recebeu 3.742 votos, e foi eleito deputado estadual pelo Rio de Janeiro nas Eleições estaduais no Rio de Janeiro de 2022, com 25.479 votos.

Biografia

Yuri iniciou sua trajetória política no movimento estudantil e, aos 16 anos, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e fundou a Juventude do partido em Petrópolis. Foi vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Católica de Petrópolis (DCE-UCP), diretor da Associação Petropolitana dos Estudantes (APE) e da União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ). Aos 19 anos assumiu a Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Petrópolis. Foi candidato a vereador em 2012 e a prefeito do município de Petrópolis em 2016 pelo PT e a vereador pelo PSOL em 2020, sendo eleito pela primeira vez com 3.742 votos, se consolidando como o candidato a vereador mais votado do município. Foi eleito deputado estadual pelo mesmo partido nas Eleições estaduais do Rio de Janeiro em 2022, quando teve sua votação mais expressiva, de 25.479 votos.

Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), Yuri assumiu a liderança do PSOL e integrou importantes comissões, incluindo Constituição e Justiça, Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, e Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários. Criou também a Frente Parlamentar de Prevenção às Tragédias e por Moradia Digna [9], garantindo mais de 20 milhões em verba para as cidades do interior, com destaque para Petrópolis, e realizando fiscalizações de obras paralisadas.

Yuri também tem atuação na defesa do desenvolvimento sustentável e da preservação do Meio Ambiente como uma das formas de prevenção às tragédias. Em dezembro, Yuri esteve na COP 28[10], nos Emirados Árabes, representando a Alerj e os municípios do interior fluminense.

Além da gestão pública, é apaixonado pela educação. Fundou a Escola Popular, projeto com educadores voluntários que já ajudou mais de mil jovens e adultos a concluírem o ensino fundamental e médio e na preparação para concursos públicos e que possui atuação em ao menos três cidades.

Yuri destaca-se na sua luta por moradia digna e também na luta contra a fome. Ele é autor do Projeto de Lei das Cozinhas Comunitárias aprovado na Alerj, que permite o uso de cozinhas escolares para a distribuição de refeições às pessoas que mais precisam. Também propôs a CPI da ENEL, incorporada à CPI dos Serviços Delegados e Agências Reguladoras.

No ano passado, criou o projeto “Caravana das Cidades” visitando os municípios fluminenses, em especial do interior, para diagnosticar os principais problemas e articular verbas para as cidades.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.