Ponte Rio-Niterói completa 50 anos de existência nesta segunda-feira
A construção que teve início no ano de 1969, durante a Ditadura Militar, foi inaugurada no dia 4 de março de 1974, pelo então presidente Emílio Garrastazu Médici
A Ponte Rio-Niterói, local que recebe 180 mil veículos diariamente, completa 50 anos de existência nesta segunda-feira (4). A construção que teve início no ano de 1969, durante a Ditadura Militar, foi inaugurada no dia 4 de março de 1974, pelo então presidente Emílio Garrastazu Médici.
Com 14 km de extensão, a ponte é a maior no hemisfério sul e está na 23ª posição no ranking mundial. Outro fato interessante é que entre seus 8,83 km sobre a água, fica o vão central, que é o maior em viga reta contínua do mundo, com 300 metros de comprimento e 72 metros de altura, onde passam as embarcações de grande porte.
Em 1974, a Ponte Rio-Niterói foi inaugurada pelo Médici, que atravessou a obra com um Rolls Royce durante a cerimônia de inauguração. O objetivo da construção era integrar as duas cidades de uma forma rápida e segura.
O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe - UFRJ) desenvolveu, em 2004, o projeto dos ADS, composto por 32 caixas de aço, de duas toneladas cada, e 192 molas. O sistema, instalado debaixo do Vão Central, funciona como um contrapeso que ameniza as movimentações da estrutura.
COMENTÁRIOS