Seja bem vindo
Petrópolis,14/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ponte Rio-Niterói completa 50 anos de existência nesta segunda-feira

A construção que teve início no ano de 1969, durante a Ditadura Militar, foi inaugurada no dia 4 de março de 1974, pelo então presidente Emílio Garrastazu Médici


Ponte Rio-Niterói completa 50 anos de existência nesta segunda-feira Foto: Reprodução / Eco Rodovias
Publicidade

A Ponte Rio-Niterói, local que recebe 180 mil veículos diariamente, completa 50 anos de existência nesta segunda-feira (4). A construção que teve início no ano de 1969, durante a Ditadura Militar, foi inaugurada no dia 4 de março de 1974, pelo então presidente Emílio Garrastazu Médici. 

Com 14 km de extensão, a ponte é a maior no hemisfério sul e está na 23ª posição no ranking mundial. Outro fato interessante é que entre seus 8,83 km sobre a água, fica o vão central, que é o maior em viga reta contínua do mundo, com 300 metros de comprimento e 72 metros de altura, onde passam as embarcações de grande porte. 

Em 1974, a Ponte Rio-Niterói foi inaugurada pelo Médici, que atravessou a obra com um Rolls Royce durante a cerimônia de inauguração. O objetivo da construção era integrar as duas cidades de uma forma rápida e segura. 

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe - UFRJ) desenvolveu, em 2004, o projeto dos ADS, composto por 32 caixas de aço, de duas toneladas cada, e 192 molas. O sistema, instalado debaixo do Vão Central, funciona como um contrapeso que ameniza as movimentações da estrutura.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.