Seja bem vindo
Petrópolis,14/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Equipe Tucanus de Nova Friburgo é premiada em festival de robótica em Brasília

Diretamente da Região Serrana, a equipe Tucanus recebeu o “Imagery Award in Honor of Jack Kamen”


Equipe Tucanus de Nova Friburgo é premiada em festival de robótica em Brasília Foto: Claudio Reis/Firjan
Publicidade

Entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, foi realizado o Festival SESI de Educação no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Na ocasião, o maior torneio de robótica aconteceu e contou com a participação da equipe Tucanus de Nova Friburgo, da Região Serrana do Estado do Rio. 

Diretamente da Região Serrana, a equipe Tucanus recebeu o “Imagery Award in Honor of Jack Kamen” na categoria FIRST Robotics Competition (FRC), que corresponde ao prêmio do melhor design apresentado entre as 60 equipes participantes da modalidade, que é uma competição entre robôs industriais que podem chegar a pesar 56kg e ter 1,2m de altura. A equipe recebeu o prêmio por conta da confecção de uma guitarra que funciona como controle remoto para as funcionalidades de seu robô. O instrutor de educação profissional Romulo de Jesus Costa, técnico da Tucanus, explicou que a inspiração para a guitarra veio da própria temática da FIRST deste ano: “Crescendo”, que associa a arte e a robótica.

“O objeto de jogo, que é o game piece, eram notas. Um dos nossos pilotos é música. Então, a gente alinhou a leitura de uma partitura para quem toca violão ou guitarra e o mapeamento das teclas, fazendo com que elas controlassem o robô”, detalhou o técnico.

Aluna de Jacarepaguá é destaque também na FRC

Ainda na cerimônia de premiação da FIRST Robotics Competition, a aluna Flora Maria dos Santos Silva, da equipe Alpha Technology, da Firjan SENAI SESI Jacarepaguá, foi premiada na categoria FIRST Deans’s List Finalist Award. Flora poderá representar a Alpha Technology na etapa mundial da FIRST, que acontecerá, em abril, na cidade de Houston, nos Estados Unidos.

“O Deans’s List é um prêmio que destaca o espírito de liderança e de influência de um representante dentro da equipe de robótica e também para com outros competidores. Estou muito feliz!”, disse Flora.

Cinco unidades Firjan SENAI SESI participaram da competição, com 74 alunos e alunas. Além da Tucanus e da Alpha Technology, a Nine Tails, da Firjan SENAI SESI Resende também participou da modalidade FRC. Já na FIRST LEGO League Challenge (FLLC), que reuniu 100 equipes competidoras, participou a Fênix Robots, da Escola Firjan SESI São Gonçalo. Já na FIRST Tech Challenge (FTC), competiram a Ragnarök, da Firjan SENAI SESI Macaé, a Tech Fênix, também de São Gonçalo, e Alpha Byte, de Jacarepaguá.

O diretor de Educação e Cultura da Firjan SENAI SESI, Vinicius Cardoso, fez questão de ressaltar a importância do investimento e a participação das equipes Firjan SENAI SESI em eventos de grande porte e exigência como o Festival SESI de Educação.

“Os alunos são estimulados a desenvolver as suas habilidades técnicas, em níveis comparados com os melhores do Brasil, e socioemocionais, para suportar pressões inerentes a competições. Além disso, os estudantes tiveram contato com outras escolas, formando redes de amizade e de colaboração profissional para o futuro”, finalizou Cardoso.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.