Seja bem vindo
Petrópolis,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Curiosidade | Saiba se Matusalém realmente viveu 969 anos

Profeta viria a ser avô de Noé


Curiosidade | Saiba se Matusalém realmente viveu 969 anos Foto: Ilustrativa/Reprodução
Publicidade

Uma das grandes curiosidades históricas que são ferramentas de debates na maioria das rodas de amigos é sobre a idade e o tempo de vida de Matusalém, personagem bíblico que vem a ser avô de Noé. Segundo a Bíblia, ele teria vivido por 969 anos, sendo o personagem mais longevo das escrituras. 

Durante séculos, muitos acreditaram de fato na longevidade de Matusalém, o que fez historiadores questionarem inclusive a sua existência, porém, a pesquisadora Ellen Bennet levou a público uma argumentação que não desmente as escrituras e que agrada também a comunidade científica. 

Segundo o pensamento de Ellen, os números dos personagens em Gênesis 5 (livro no qual menciona Matusalém e seus parentes diretos) estão em décimos de anos, o que explica de certa forma, como foi lido 930 anos para a idade de Adão, em vez de 93 anos, e 969 anos para Matusalém, em vez de 96 anos, e 950 anos pelo de Noé em vez de 95 anos", afirmando que "certamente é muito mais racional concluir que Noé viveu 50 anos em vez de 500 anos antes de se casar e gerar Sem, Cam e Jafé" e depois lista o total de idades da Septuaginta com pontos decimais: 93,0 para Adão, 91,0 para Cainã, 96,9 para Matusalém, 95,0 para Noé, e assim sucessivamente.

Popularidade

A figura de Matusalém se tornou dito popular principalmente no Brasil, onde muitas pessoas fazem alusão a uma pessoa que com certa idade e uma boa qualidade de vida chamando-a pelo nome do personagem. A particularidade da idade foi tanta que muitas pessoas procuraram ler a Bíblia, para ter mais conhecimento sobre a história da figura. Representação de Matusalém. Foto: Ilustrativa/Reprodução

Além da Bíblia, o Primeiro Livro de Enoque também passou a ser bastante requisitado para pesquisas acerca da existência ou da longevidade de Matusalém. O índice de vendas cresceu no século XXI, segundo uma plataforma de livros norte-americana, tendo como público majoritário historiadores. 



Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.