Seja bem vindo
Petrópolis,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Marinha lança Submarino “Tonelero” ao mar, em Itaguaí (RJ)

Este é o terceiro submarino convencional do PROSUB e 100% fabricado no Brasil

Agência Marinha de Notícias
Marinha lança Submarino “Tonelero” ao mar, em Itaguaí (RJ) Foto: Divulgação/Marinha do Brasil.
Publicidade

A Marinha do Brasil (MB) realizou, nesta quarta-feira (27), o batismo e o lançamento ao mar do Submarino “Tonelero”, no Complexo Naval de Itaguaí (RJ). O evento marcou a prontificação do processo construtivo do terceiro Submarino Convencional com Propulsão Diesel-Elétrica (S-BR), construído totalmente no Brasil, no escopo do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que é resultado de uma parceria estratégica firmada, em 2008, entre o Brasil e a França, que prevê a transferência de tecnologia na área militar-naval.

A cerimônia contou com a participação do Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Presidente da França, Emmanuel Jean-Michel Frédéric Macron, do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e demais representantes do Almirantado. Também marcaram presença Ministros de Estado e outras autoridades, bem como membros da indústria de defesa e da comunidade científica e tecnológica.

O Presidente Lula destacou na cerimônia os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, a serem comemorados em 2025, e afirmou que partiu, junto ao Presidente Emmanuel Macron, do coração da Amazônia Verde, em Belém (PA), rumo a outra Amazônia: a Amazônia Azul. “Neste estaleiro, vislumbramos a vastidão dos 5,7 milhões de km² do espaço marítimo brasileiro, onde 95% do comércio exterior transita pelo Atlântico Sul, e onde existem recursos naturais e rica biodiversidade ainda inexplorados. Da Amazônia Azul, retiramos 75% do gás natural e 45% do pescado produzido no nosso país, e a proteção desse patrimônio natural e a manutenção do Atlântico Sul como zona de paz e cooperação são vertentes centrais da política externa brasileira. Ao longo dos últimos 150 anos, esses objetivos nacionais se tornaram realidade com apoio francês”, celebrou.

Já o Presidente francês Emmanuel Macron destacou o caráter histórico da conquista, ao afirmar que o País batizou o Submarino com o nome de uma grande vitória que está gravada na memória brasileira. “Mais uma vez, Tonelero será sinônimo de uma vitória brasileira, mas pacífica, industrial, tecnológica. Incontestavelmente uma vitória”, reiterou o Presidente francês.

Para ele, esta é uma ambição que, em 2008, podia parecer desmedida, mas que surpreendeu com os resultados. “Vocês tinham razão de acreditar e nós tivemos razão de apoiar vocês. 

Os submarinos equipados com modernos sensores, mísseis, torpedos e minas, como é o caso dos novos submarinos brasileiros construídos no âmbito do PROSUB, possuem alta capacidade dissuasória por serem armas letais de difícil localização, quando submersos. A possibilidade da presença de submarinos em uma área marítima assegura a Negação do Uso do Mar e obriga uma força naval oponente a mobilizar considerável número de meios e esforços para a localização e o combate a essas embarcações furtivas.


Foto: Divulgação/Marinha do Brasil.

O projeto do “Tonelero” incorpora a modernidade das embarcações de projeto francês da Classe Scorpène, com adaptações e incrementos para atender às necessidades específicas das operações da MB. Maior que o modelo Scorpène original, o “Tonelero” tem mais de 71 metros de comprimento e possui deslocamento submerso de 1.870 toneladas. Após ser colocado na água, o “Tonelero” passará por uma série de testes de mar para avaliar o desempenho de plataforma e do sistema de combate. Na sequência, será incorporado à Armada e definitivamente à Força de Submarinos, reforçando a capacidade da Marinha do Brasil de se contrapor a ameaças que se configurem em áreas marítimas de interesse estratégico.

Parceria estratégica entre Brasil e França

O Acordo de Transferência de Tecnologia firmado entre a França e o Brasil permite que o País alcance o nível tecnológico necessário para dominar a construção de submarinos convencionais, com a consequente contribuição para o desenvolvimento de um submarino com propulsão nuclear.

Esse processo envolve a transmissão de conhecimentos e informações técnicas em diversas áreas, exceto na área nuclear. A capacitação e qualificação de engenheiros e técnicos brasileiros acontece no Brasil e na França, por meio da realização de serviços reais (On the Job Training) e a assistência técnica do NAVAL GROUP (grupo industrial francês especializado em projeto, desenvolvimento e construção de meios navais) até o término do Programa.

A transferência de tecnologia para construção dos submarinos convencionais-S-BR ocorre desde 2010, na cidade de Cherbourg, na França, onde mais de 250 engenheiros e técnicos da Marinha e funcionários da Nuclebrás Equipamentos Pesados e da Itaguaí Construções Navais já foram qualificados.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.