Seja bem vindo
Petrópolis,18/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Dia 22 de abril se comemora o dia da terra

No final de 1970, o primeiro Dia da Terra levou à criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos


Dia 22 de abril se comemora o dia da terra Foto: Freepik

No dia 22 de abril no mundo é comemorado o dia da terra.

Esta data se iniciou nos Estados Unidos na década de 1970 em algum campus universitário, e conforme os anos foram passando, passou a celebrar mundialmente.

A década anterior, dos anos 1960, foi um período de despertar ambiental para grande parte dos Estados Unidos. Por exemplo, a maioria dos norte-americanos conheceu os efeitos da poluição do ar em 1962, com a publicação do famoso livro Silent Spring, ou Primavera Silenciosa, da naturalista e ex-bióloga marinha Rachel Carson. Na publicação, Carson narrou meticulosamente como o DDT, um pesticida bastante difundido na época, entrou na cadeia alimentar e câncer e danos genéticos em humanos e animais.


Outra pessoa muito importante para a agenda ambiental dos anos 60 foi Gaylord Nelson, um dos originais do movimento ambientalista e "pai" do Dia da Terra. Um ferrenho progressista e amante da natureza, Nelson era senador pelo estado de Winsconsin, um estado ao norte dos Eua, e priorizou a aprovação de legislações ambientais como a Lei da Natureza, de 1964, que salvaguardava terras federais, e a Lei dos Rios Selvagens e Cênicos, de 1968, que estabeleceu um processo para proteger rios de fluxo livre.


Em 1969, um grande derrame de petróleo em Santa Bárbara, Califórnia, inspirou Nelson a liderar uma nova abordagem popular ao movimento ambientalista. Motivado pela energia dos estudantes que participavam nos protestos anti-guerra, Nelson decidiu galvanizar o mesmo tipo de ação, mas em nome do meio ambiente. Ele apresentou uma ideia de criação de fóruns de discussões entre professores e alunos sobre a natureza e escolheu o dia 22 de abril, data entre as férias de primavera e os exames finais nos EUA, para permitir a máxima participação dos alunos.


No final de 1970, o primeiro Dia da Terra levou à criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, EPA, na sigla em inglês, e à aprovação de outras leis ambientais pioneiras, como a Lei Nacional de Educação Ambiental, a Lei de Segurança e Saúde Ocupacional e a Lei do Ar Limpo. Dois anos depois, o congresso dos EUA aprovou a Lei da Água Limpa.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.