Seja bem vindo
Petrópolis,04/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Livro e peça de escritora petropolitana ganham edições com recursos de acessibilidade


Livro e peça de escritora petropolitana ganham edições com recursos de acessibilidade
Publicidade

Como Alberto Santos Dumont é sinônimo de pioneirismo, sua obra não poderia ser diferente: o livro e o espetáculo de contação teatralizado “Contando e cantando os sonhos de Dumont”, da escritora petropolitana Catarina Maul, foram adaptados com recursos de acessibilidade; uma iniciativa inovadora na cidade de Petrópolis que proporcionará educação e cultura inclusiva para todos.

O projeto “Contando e cantando os sonhos de Dumont - Acessível” foi concebido e produzido pela autora do livro e editora da Bem Cultural, Catarina Maul. As medidas de acessibilidade previstas incluem a reedição e distribuição de livros com fonte ampliada e livros em Braille tanto para os alunos PcDs quanto para as salas de leitura de Nogueira, Itaipava, Pedro do Rio e Posse e para a Biblioteca Municipal Gabriela Mistral, além de apresentações teatrais com intérpretes em Libras e uma versão digital do espetáculo, com legenda e audiodescrição, para disponibilizar às escolas e nas redes sociais.

As escolas E. M. Paulo Freire e E. M. Santos Dumont recebem o projeto na próxima sexta-feira, dia 26 de abril.

Com a entrega das novas versões dos livros, todos os alunos da Rede Municipal de Ensino que necessitem desses recursos serão contemplados. Também serão entregues 120 exemplares do livro em versão padrão para todos os alunos da E. M. Paulo Freire, unidade que atende pessoas com deficiências diversas, além da apresentação da contação de histórias com participação dos atores Guido Martini e Simone Gonçalves. Já na E. M. Santos Dumont, que atende público com deficiência auditiva, a contação será acompanhada de intérprete de Libras.

A versão digital do espetáculo poderá ser vista pelo YouTube no canal da Bem Cultural TV (@bemculturaltv) na íntegra, com legendas e audiodescrição.

A apresentação oficial de “Contando e cantando os sonhos de Dumont – Acessível” será realizada durante a FliPetrópolis, dia 3 de maio às 8h30 no Palácio de Cristal, com contação de histórias e intérprete de Libras. Na ocasião, a autora e coordenadora do projeto falará sobre todas as etapas da produção que culminou na entrega à cidade de Petrópolis de uma proposta totalmente acessível e com múltiplas linguagens, sonho antigo da Bem Cultural Editora.

A realização deste sonho foi possível porque o projeto “Contando e cantando os sonhos de Dumont – Acessível” foi contemplado em 3º lugar no Edital de Produções Culturais (chamada pública 04/2023) realizado pela Prefeitura de Petrópolis, por meio do Instituto Municipal de Cultura, com recursos do Governo Federal através da Lei Complementar nº 195/2022 - Lei Paulo Gustavo.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.