Saúde mental e física: quais os benefícios do futebol?
Saiba quais são os impactos positivos do futebol na saúde física e mental
O futebol é um dos esportes mais famosos e rentáveis no Brasil. Segundo o IBGE, essa é a modalidade esportiva mais praticada no país, com 15,3 milhões de pessoas, que correspondem a 39,3% dos 38,8 milhões de praticantes de esportes no país. Entretanto, além de ser o querido pelo povo, ele também pode promover a saúde e o bem-estar de diversas maneiras.
Essa prática pode ser uma ótima opção para pessoas que não se adaptam a outras atividades físicas, como, por exemplo, musculação. Nesse sentido, encontrar um exercício, como esporte ou dança, pode ajudar o indivíduo a manter a constância e conseguir sair de vez do estado de sedentarismo. A seguir, neste artigo, é possível descobrir como o futebol pode beneficiar a saúde.
Melhora a capacidade cardiovascular e a circulação sanguínea
O futebol também é um exercício aeróbico e cardiovascular, ou seja, durante a sua prática, o corpo usa o oxigênio para produzir energia, o que gera um aumento da frequência cardíaca, melhorando o funcionamento do coração e da circulação nos vasos sanguíneos. Dessa forma, além de melhorar o condicionamento físico, o esporte atua na prevenção de doenças cardíacas, assim como pressão e colesterol altos.
Promove o emagrecimento e controle de peso
Jogar bola também pode colaborar na perda de peso ou na sua manutenção. Isso acontece pois essa é uma atividade que aumenta o metabolismo e gera um alto gasto calórico. Por esse motivo, o futebol pode ser um grande aliado tanto para fins estéticos quanto para a saúde.
Faz bem para a mente
Ao fazer essa atividade, acontece a diminuição dos hormônios do estresse e também a liberação de endorfina, serotonina e dopamina, que promovem bem-estar, melhoram o humor e o sono e trazem uma sensação de prazer. Consequentemente, incrementar esse hábito à rotina faz bem para a mente, aliviando quadros de estresse e ansiedade.
Fortalece os ossos e os músculos
Esse é um esporte de alta intensidade que coloca o corpo para se movimentar intensamente. Envolve muita corrida, chutes e dribles, o que acaba fortalecendo a musculatura, sobretudo dos membros inferiores e abdômen, promovendo uma tonificação que reduz as chances de lesões.
Devido a esse desenvolvimento do músculo, jogar futebol também contribui para a saúde dos ossos. Ademais, durante o exercício, acontece uma série de estímulos que ativam as células ósseas, melhorando a sua resistência. Como resultado, o indivíduo envelhece de forma melhor e saudável.
Estimula a interação social e a diversão
O bem-estar social é um quesito importante para a saúde dos indivíduos. Nesse cenário, a prática de esportes coletivos como o futebol acaba criando vínculos sociais e uma sensação de pertencimento. Esse exercício também desenvolve diversas qualidades, como comunicação, respeito e trabalho em equipe. Essa pode ser uma atividade muito divertida e, para muitos, considerada como uma brincadeira e até mesmo uma forma de lazer e hobby.
Quais os cuidados importantes para praticar futebol com segurança?
Assim como qualquer outra atividade física, o futebol deve ser praticado seguindo recomendações e cuidados necessários. Para aqueles que estão iniciando, é aconselhável ter uma indicação médica, assim como o acompanhamento de um profissional de educação física, a fim de evitar possíveis lesões ou outras intercorrências.
Como esse é um esporte que demanda muita energia e causa gasto colorido, o ideal é conciliá-lo com uma alimentação saudável, que também irá potencializar os resultados. O praticante deve seguir uma dieta indicada por um nutricionista e, se necessário, incluir uma suplementação, como whey protein, ou a creatina Max Titanium, para melhorar o desempenho físico e a recuperação muscular.
COMENTÁRIOS