Seja bem vindo
Petrópolis,20/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Peru classifica transexualidade como doença mental

Na lista, além de transexualidade, também estão o travestismo, transtorno de gênero na infância e transtornos de identidade de gênero ou transtorno de identidade de gênero


Peru classifica transexualidade como doença mental Imagem meramente ilustrativa da bandeira transexual | Foto: iStock

O Governo do Peru classificou a transexualidade e transtornos de identidade de gênero como doenças mentais. A decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde do país, no dia 10 de maio.

Segundo o Ministério, a transexualidade entrou para uma lista de doenças que os planos de saúde devem contemplar nos tratamentos que oferecem. Se uma patologia não consta nessa lista, as seguradoras não precisam oferecer planos que incluem a terapia.

Na lista, além de transexualidade, também estão o travestismo, transtorno de gênero na infância e transtornos de identidade de gênero ou transtorno de identidade de gênero.

As novas regas do país sul-americano, para que uma enfermidade conste na lista é preciso que a Organização Mundial de Saúde (OMS) inclua essa doença na Classificação Internacional de Doenças, que é uma base de estatísticas de saúde.

Vale lembrar que no ano de 2019, a OMS decidiu, durante uma assembleia mundial da Saúde, retirar a classificação da transexualidade como transtorno mental. A 11ª versão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas de Saúde não lista a transexualidade, que passou a ser uma condição relacionadas à saúde sexual e classificada como incongruência de gênero.


Publicidade



Ouça o áudio da Matéria





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.