Seja bem vindo
Petrópolis,16/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Desafios da Demografia Global: Taxas de fertilidade próximas ao limite da reposição

Diante desse cenário, muitos países já estão adotando medidas


Desafios da Demografia Global: Taxas de fertilidade próximas ao limite da reposição Reprodução/Freepik
Publicidade

Pela primeira vez na história, as taxas globais de fertilidade atingiram o limiar da taxa de reposição, que é de 2,1 filhos por mulher.

Quando essa proporção cai abaixo de 2, a população mundial começa a diminuir. Estima-se que até 2100, cerca de 97% dos países do mundo enfrentarão essa realidade.

Apesar disso, a África parece estar resistindo a essa tendência de declínio populacional.

Vários fatores contribuem para isso: o custo de criar filhos está mais alto, as pessoas estão se casando mais tarde, têm maior acesso a métodos contraceptivos e as mulheres estão mais presentes no mercado de trabalho.

Uma população com menos pessoas em idade ativa representa menos capital em circulação, escassez de mão de obra e um desafio crescente no sistema previdenciário, com mais pessoas se aposentando e menos contribuintes.

Diante desse cenário, muitos países já estão adotando medidas. Um exemplo notável é o Japão, que investiu US$ 25 bilhões para incentivar casais a terem filhos.

Projetando para o futuro, espera-se que até 2050, uma em cada seis pessoas no mundo tenha mais de 65 anos, em comparação com uma em cada onze em 2019. No Brasil, é previsto que haja mais pessoas se aposentando do que entrando no mercado de trabalho até 2035.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.