Seja bem vindo
Petrópolis,19/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Festival oferece palestra gratuita sobre acessibilidade em eventos em Petrópolis

A atração faz parte da programação do Festival Riso Solto


Festival oferece palestra gratuita sobre acessibilidade em eventos em Petrópolis Foto: Divulgação.
Publicidade

Na próxima segunda-feira (20), será ministrada, pelo ator e assistente social Pedro Fernandes, palestra gratuita sobre acessibilidade em eventos, às 19h, no auditório do Centro Cultural da UNIFASE (Av. Barão do Rio Branco, 1003, Centro/Petrópolis). A atração faz parte da programação do Festival Riso Solto, que acontece na cidade até o dia 26 de maio. A entrada é franca.

De acordo com Pedro, o workshop visa abordar os tipos de acessibilidade em eventos com base na Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015. “Esse é um conjunto de normas que busca garantir igualdade de condições para as pessoas com deficiência para exercerem seus direitos e liberdades. Seu objetivo é promover a inclusão social e cidadania em todos os ambientes, sejam eles on-line ou off-line”, explica.


Foto: Divulgação.

No processo de evolução da sociedade, a cada dia que passa, ações afirmativas vêm sendo necessárias para promover a inclusão dos mais diversos grupos. “As ações afirmativas são políticas sociais de combate a discriminações para promover a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, entre outros, incluindo cultura e lazer. Alguns exemplos são a meia entrada e acompanhante para pessoas com deficiência, mas outras ações podem ser feitas”, esclarece.

Os participantes da palestra poderão contar com conteúdo programático bastante abrangente, que incluirá além da importância da acessibilidade, temas como aplicação de libras, legendas, atenção no contraste das cores, abafadores de ruído, audiodescrição, autodescrição, tecnologias, atitudinal, arquitetônica, cases de sucesso, divulgação e área acessível.

A inscrição será realizada no momento da palestra. Para mais informações sobre o Festival Riso Solto, confira no Instagram @festivalrisosolto.

Mais sobre Pedro Fernandes

Ator, palhaço e assistente social. Educador social da Prefeitura Municipal de Petrópolis de abril de 2018 a junho de 2020; Pessoa com deficiência, consultor de acessibilidade, Membro da APDF - Associação Petropolitana de Deficientes Físicos. Atleta de Bocha Paralímpica; Militante LGBT+. Formado em Técnico em Arte Dramática pelo Instituto Técnico do Brasil (ITB 2015) e em Serviço Social (Unopar 2021). Fundador e integrante do Laboratório Café pra 4 (Petrópolis RJ). Participou das 3 edições do “Festival Riso Solto – Encontro de Palhaçaria e Circo de Petrópolis”, participou de oficinas/vivências em palhaçaria com Ricardo Puccetti (LUME Teatro) e Karla Concá (As Marias da Graça). Hoje Pedro integra a equipe de coordenação do “Coletivo Riso Solto” (Petrópolis RJ). Integra o elenco dos Doutores da Alegria Oficial desde 2023, onde realiza visitas periódicas no Hospital Getulinho de Niterói.

SERVIÇO:

Palestra sobre acessibilidade em eventos

Quando: Segunda-feira (20/05)

Horário: 19h

Onde: Auditório do Centro Cultural da UNIFASE

Av. Barão do Rio Branco, 1003, Centro/Petrópolis

Inscrições: Na hora da palestra

Grátis

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.