Seja bem vindo
Petrópolis,19/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Donald Trump é condenado por fraude contábil ao comprar silêncio de atriz pornô

A pena do ex-presidente dos Estados Unidos será divulgada no mês de julho


Donald Trump é condenado por fraude contábil ao comprar silêncio de atriz pornô Donald Trump | Foto: Brandon Bell/Getty Images
Publicidade

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta quinta-feira (30), pelo crime de fraude contábil, ao ocultar um pagamento de US$ 130 mil para comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels. O fato ocorreu durante a eleição de 2016, quando Trump derrotou Hillary Clinton. A acusação diz que o suborno foi usado a fim de ocultar a relação do político com Stormy e, assim, interferir no processo eleitoral.

A condenação de Donald Trump o tornou o primeiro ex-presidente dos EUA a ser condenado por um crime. Ele foi culpado em todas as 34 acusações, pelos 12 integrantes do colegiado. A decisão sobre quanto tempo Donald pagará perante a Justiça, sairá em 11 de julho. 

Candidato novamente à Casa Branca neste ano, Trump atacou o juiz e disse que o "verdadeiro veredito" virá em novembro, na eleição. “Isso foi uma desgraça. Este foi um julgamento manipulado por um juiz em conflito de interesses e corrupto. Não fizemos nada de errado. Sou um homem inocente. Estou lutando pelo nosso país”, disse. 

Mesmo condenado, Trump poderá concorrer à presidência dos EUA

Apesar de ter sido condenado, Donald Trump poderá disputar a eleição e governar os Estados Unidos, caso vença. Inclusive, se for preso. Não há nada na lei americana que o impeça de assumir o cargo. É importante lembrar que ele também pode recorrer da condenação.

Trump talvez seja impedido de votar em novembro. Isso ocorre porque seu registro de eleitor foi emitido na Flórida e lá, condenados não têm o direito de votar, até que cumpram pena total. 

Analistas americanos consideram pouco provável que o ex-presidente seja preso, tendo em vista que as 34 acusações se referem a crimes de Classe E, considerados leves em Nova York. Além disso, o juiz pode considerar que:

  • É a primeira condenação criminal de Trump;
  • O crime não foi violento;
  • A idade do condenado é de 77 anos;
  • Ele já foi presidente dos EUA e pode ser novamente.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.