Seja bem vindo
Petrópolis,19/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Pampa, Campeão Olímpico de vôlei pelo Brasil, morre aos 59 anos

O ex-jogador estava internado na UTI e fazia um tratamento contra um linfoma


Pampa, Campeão Olímpico de vôlei pelo Brasil, morre aos 59 anos Foto: Lance / Media Group
Publicidade

O campeão olímpico de vôlei André Felippe Falbo Ferreira, conhecido como Pampa, faleceu nesta sexta-feira (07) em São Paulo, aos 59 anos. O medalhista de ouro com a seleção brasileira nas Olimpíadas de 1992, fazia um tratamento contra um linfoma, um tipo de câncer do sistema linfático.

De acordo com as informações divulgadas, a causa da morte de Pampa ocorreu em razão de uma sequência de complicações pulmonares devido a quimioterapia. O ex-jogador estava internado na UTI do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

Natural de Pernambuco, o atleta de 59 anos participou de duas edições de Jogos Olímpicos. A primeira delas em Seul, 1988, onde perdeu a disputa pela medalha de bronze. Quatro anos depois, o jogador contribuiu com suas cortadas potentes para a conquista da medalha de ouro, em Barcelona, com isso, foi consagrado com o apelido "Pampa", fazendo alusão ao coice do cavalo pampa, uma raça muito comum no Brasil. O atleta registrou a cortada mais veloz da história até hoje, com 197km/h, o recorde foi atingido na Liga Mundial de 1995.

Após a aposentadoria, Pampa se dedicou a vida política, mas sempre ligado ao esporte. Entre 2000 e 2002, atuou no Ministério do Esporte, além de ter sido Secretário de Esporte em Suzano (SP), de 2007 a 2010. Três anos depois, em 2013, assumiu a Secretaria de Esportes de Campos (RJ), onde ficou até 2015, em seguida se dedicou ao comando da Superintendência Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.