Seja bem vindo
Petrópolis,19/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Dia Mundial do Oceano: Como ações e campanhas ajudam a conscientizar população e conservar os mares

Durante a etapa do Vivo Rio Pro, em Saquarema, Liga Mundial de Surfe fará uma limpeza no manguezal da lagoa na cidade


Dia Mundial do Oceano: Como ações e campanhas ajudam a conscientizar população e conservar os mares Foto: WSL/Divulgação
Publicidade

Às vésperas do início da etapa do Vivo Rio Pro apresentado por Corona, em Saquarema-RJ, a World Surf League (WSL), através da WSL One Ocean, segue com projetos que visam a preservação do meio ambiente. Na Praia de Itaúna, a Liga intensificou as ações de sustentabilidade para receber o Circuito Mundial de Surfe, que vai acontecer nos próximos dias 22 e 30 de junho.

No início do ano, foram implantadas ecobarreiras em um rio, que desemboca na lagoa da cidade, para coletar resíduos. Durante a competição, também haverá uma ação de limpeza no manguezal da Lagoa de Saquarema, local estrategicamente importante para a economia da região.

Outra medida importante será o plantio de mudas nativas com atletas da WSL, em conjunto com a Prefeitura de Saquarema, a comunidade local e a ONG Aprender Ecologia, uma das pioneiras no trabalho com o surfe e com áreas de proteção ambiental.

Em 2023, foram cerca de dois mil voluntários envolvidos nas ações do WSL One Ocean. Mais de 45 mil hectares de terras e 100 mil recifes de corais foram restaurados, incluindo a proteção de ecossistemas de Surfe no Havaí, na Austrália e no Brasil, além de projetos de reflorestamento no Uruguai por meio do portfólio de compensação de carbono da WSL.

Com uma coalizão de mais de 100 organizações para sediar cerca de 16 projetos e ativações de impacto local, o programa levanta pautas voltadas para a sustentabilidade e faz parcerias com comunidades locais, povos indígenas e surfistas. No Brasil, as medidas para preservação do meio ambiente também são evidentes. Outro exemplo é a entrega dos bancos e quilhas que foram produzidos através da reciclagem de 560 kg de lonas e 86 kg de presilhas da estrutura do Vivo Rio Pro 2023.

Ao término da próxima etapa serão produzidas ainda mais quilhas e que, desta vez, serão entregues a princípio, ao invés de bancos públicos, três pontos de ônibus feitos com as lonas do evento.

Dia Mundial dos Oceanos

Neste sábado, dia 8, é celebrado o Dia Mundial do Oceano. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, ajuda a promover conscientização sobre a importância dos oceanos para a vida do planeta.

Responsável por promover a regulação climática do globo, pois absorvem cerca de 30% do dióxido de carbono que é produzido, os mares enfrentam todos os anos diversos problemas criados pela raça humana.

Entre os principais poluentes estão o despejo de esgoto, resíduos industriais, fertilizantes agrícolas e lixo de várias espécies, sendo o principal vilão entre eles o plástico. Existem estudos que mostram que cerca de 13 toneladas de plástico chegam ao oceano anualmente, o que resulta na morte de 100 mil animais marinhos, em média, a cada 365 dias.

Impactos nas alterações climáticas, o branqueamento dos corais e a subida do nível do mar são outros malefícios sofridos pelos mares por causa do desequilíbrio causado pelos humanos.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.