Seja bem vindo
Petrópolis,19/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Exercício marítimo internacional aprimora táticas de combate a ilícitos na costa africana

Marinha do Brasil participa do treinamento que visa fortalecer a segurança em área marítima estratégica para o País

Agência Marinha de Notícias
Exercício marítimo internacional aprimora táticas de combate a ilícitos na costa africana Foto: Agência Marinha de Notícias.
Publicidade

A Marinha do Brasil participa, até 24 de junho, de exercício operativo internacional com mais de 20 países, no Golfo da Guiné, na costa da África Ocidental. A GUINEX IV, como o treinamento é conhecido, visa apoiar a segurança marítima no Atlântico Sul, região de interesse estratégico do Brasil.

Durante o exercício, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa” deve visitar sete países: Gana, Benin, Nigéria, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Senegal e Cabo Verde, com a condução de exercícios que promovam a troca de experiências e boas práticas entre militares das Marinhas e Guardas Costeiras da região.

A ênfase do treinamento é a abordagem de navios suspeitos de práticas criminosas, como a pirataria; inspeção a outros, com manobras de embarcações rápidas; o trânsito sob ameaças assimétricas; e as técnicas de operações especiais, com a finalidade de manter a preparação adequada para combater atividades ilegais que possam afetar a segurança marítima.


Foto: Agência Marinha de Notícias.

Também são ministrados workshops durante as estadias nos portos. O intercâmbio de atividades operativas possibilita o desenvolvimento e fortalecimento de habilidades, competências, estratégias e recursos, melhorando a capacidade de adaptabilidade a cenários cada vez mais inconstantes.

Relevância Geopolítica

A presença da Marinha no Golfo da Guiné evidencia, também, a importância da vigilância de uma região fundamental no entorno estratégico do País, já que mais de 95% do comércio brasileiro passa pelo mar.

Devido a constantes ameaças, o entorno foi, estrategicamente, estabelecido pela Marinha como prioritário, devido à proximidade com a Amazônia Azul, extensa área marítima sob jurisdição brasileira, que representa a principal via de transporte do comércio exterior do País, além de ser berço de recursos naturais e minerais e de ter influência sobre o clima.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.