Seja bem vindo
Petrópolis,19/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ação por proteção ambiental reforça Petrópolis como capital estadual das unidades de conservação


Ação por proteção ambiental reforça Petrópolis como capital estadual das unidades de conservação Divulgação
Publicidade

No último domingo (09/06), o Deputado Estadual e pré-candidato à Prefeitura de Petrópolis, Yuri Moura, acompanhado por ambientalistas, montanhistas e educadores, visitou o Castelinho, localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A caminhada teve o objetivo de promover a importância das Unidades de Conservação, destacando a importância dessas áreas protegidas e também a necessidade de maiores investimentos para o desenvolvimento sustentável, educação ambiental e turismo ecológico.

 

Nos últimos meses, Yuri participou de reuniões com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além de conversas com guarda parques e gestores das unidades, o objetivo é garantir recursos para a manutenção e maior valorização dos trabalhadores que atuam nas unidades de conservação. "Precisamos investir mais em preservação, garantir projetos de pesquisa e educação ambiental, pensando também em redução de riscos e turismo sustentável, estes pontos são vitais para enfrentar a crise climática e urbana que vivemos. Este ano, através de emendas parlamentares destinadas por mim, vamos ter no mínimo R$ 500 mil para conservação, manutenção de trilhas, investimento científico e melhorias na estrutura das unidades de Petrópolis e região.", disse.

 

Guiados pelo montanhista Julian Kronemberger, o Tchassa, os participantes também vivenciaram uma dinâmica com o educador ambiental Francisco Andrade do Coletivo Kaeté. Já, Yuri, falou da importância de incluir todas as camadas da sociedade no movimento ambientalista, especialmente as comunidades periféricas que sofrem com o racismo ambiental e os agricultores que podem incluir a conservação em suas atividades. "Precisamos garantir que crianças e adolescentes, trabalhadores rurais, resilientes de tragédias, também se sintam parte desse movimento. Essa é a primeira ação de proteção para promover Petrópolis como o novo título de Capital Estadual das Unidades de Conservação, faremos um calendário de outras mais envolvendo vários segmentos."

 

O deputado relembrou suas experiências anteriores no Castelinho, destacando um mutirão de limpeza realizado em 2011, quando pelo programa "Viva o Verde" criado pela Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Petrópolis. "Em 2011, recolhemos dezenas de sacos de lixo. Hoje, vejo uma mudança significativa, a trilha bem cuidada, o que mostra o impacto positivo de ações de conscientização e limpeza."

 

A visita também abordou os desafios enfrentados na luta ambiental em Petrópolis, particularmente a especulação imobiliária, a falta de políticas para moradia popular e pouca fiscalização. O deputado também criticou a ausência de um programa efetivo de educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino. "Enfrentamos diariamente a especulação imobiliária e a realidade de dezenas de milhares de famílias morando no risco. Precisamos de uma gestão que defenda nossas florestas e garanta uma ocupação do solo planejada, ordenada e sustentável. A vida humana e nossas cidades precisam ser entendidas como parte da natureza!", afirmou Yuri.

 

Mais informações podem ser obtidas através do Instagram @yurimourarj ou diretamente na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Edifício Lúcio Costa à Rua da Ajuda, 05 – 5º andar – Gabinete 503 - Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.