Seja bem vindo
Petrópolis,18/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Instituto Caminho da Roça realiza I Encontro de Roças do Brasil

O Roças do Brasil é gratuito e as vagas são limitadas


Instituto Caminho da Roça realiza I Encontro de Roças do Brasil Foto: Divulgação
Publicidade

Imagine um lugar onde a tradição se encontra com a inovação, onde as experiências ancestrais se misturam com as histórias que atravessam gerações. Este é o ambiente do I Encontro de Roças do Brasil, um evento que acontecerá no salão do Restaurante ...lá, em Secretário, Petrópolis, dia 18 de julho, véspera da 10ª edição do Festival AgroSerra, e que celebrará a riqueza cultural das comunidades rurais de nosso país com o tema Semeando Cultura.

Organizado pelo Instituto Caminho da Roça (ICR), organização social sem fins lucrativos e de utilidade pública, este encontro reunirá casos inspiradores de diferentes regiões do Brasil onde a roça promove transformações culturais, sociais e ambientais. Você conhecerá projetos que vão desde o agroturismo à gastronomia como patrimônio imaterial, ao modo de vida das comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas.

O Instituto Caminho da Roça faz parte da rede do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Ministério da Cultura, sendo responsável pela execução articulação, mobilização e capacitação de agentes culturais, na região serrana, incluindo Areal, Petrópolis, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto, e o Encontro de Roças é uma das atividades do programa.

O Roças do Brasil é gratuito e as vagas são limitadas. Para se inscrever, acesse o link: https://bit.ly/Inscricao_RocasdoBrasil

Confira os palestrantes convidados

Norte – Amazonas

Sônia e Tânia Vilácio, representantes da Associação de Mulheres da etnia Sateré Mawé: apresentarão o artesanato tradicional e a sabedoria das ervas medicinais que atravessam gerações.

Nordeste – Bahia, Cachoeira

Rosane Jovelino, representante do Quilombo Kaonge: conheça a história de uma comunidade que vive do artesanato, criou sua própria moeda (Sururu) e se tornou o maior produtor de ostras do país.

Sudeste - Vargem Bonita, Minas Gerais

Kleber João Soares, representante da região da Serra da Canastra: falará sobre o Queijo da Canastra, reconhecido como patrimônio imaterial.

Sul – Sítio Santa Rosa, Lajeado

Miriam Krindges, representante do agroturismo e da vinicultura gaúcha: a magia da pisa da uva ao ritmo do samba, uma tradição que une cultura e produção.

Também estarão presentes convidados locais, o quilombo Boa Esperança, de Areal, além de produtores, especialistas em clima, agricultura e turismo.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.