Seja bem vindo
Petrópolis,18/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Saiba como vai funcionar o Pix por aproximação

Modalidade deve entrar em vigor em fevereiro de 2025


Saiba como vai funcionar o Pix por aproximação Pix por aproximação deve entrar em vigor em fevereiro de 2025 | Foto: Marciobnws/Shutterstock
Publicidade

O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) divulgaram, nesta quinta-feira (4), a implementação de novas diretrizes para o sistema de Open Finance, incluindo a possibilidade de realizar pagamentos por aproximação através do Pix – sistema de transferência e pagamento eletrônico instantâneo. Essas novas funcionalidades estão programadas para serem acessíveis ao público em geral a partir de fevereiro de 2025.

Segundo o BC, as novas normas visam simplificar os pagamentos online, permitindo a integração do Pix em carteiras digitais, também conhecidas como wallets. Com essas mudanças, os usuários não precisarão mais acessar o aplicativo do banco para realizar transações. Isso significa que os brasileiros poderão realizar pagamentos instantâneos via Pix diretamente pelas carteiras digitais de seus celulares, da mesma forma que já é possível fazer com cartões de débito e crédito.

Além disso, de acordo com a instituição financeira, as novas regras ampliam a participação no Open Finance, agora incluindo instituições financeiras de diversos setores. Essa alteração tem o potencial de aumentar o número de clientes beneficiados pelo sistema.

A partir de agora, todas as instituições, sejam individuais ou conglomerados, que possuam mais de 5 milhões de clientes, devem aderir ao sistema. Essa mudança visa aumentar significativamente o número de clientes que têm a opção de compartilhar seus dados entre instituições, aumentando de 75% para 95% a cobertura potencial.

Cronograma da modalidade, segundo o BC e o CMN:

  • 31 de julho de 2024: Regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR);
  • 14 de novembro de 2024: Testes em produção;
  • 28 de fevereiro de 2025: Lançamento do produto para a população.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.