Conheça os candidatos a vereador de Petrópolis do partido NOVO
No dia 6 de outubro irá ocorrer as eleições municipais

No dia 6 de outubro irá ocorrer as eleições municipais
Aline Justen, candidata a vereadora pelo Partido Novo, apresenta propostas para transformar Petrópolis com foco em educação, saúde e empreendedorismo
Aline Justen Simas, candidata a vereadora pelo Partido NOVO sob o número 30.730, é petropolitana e possui uma trajetória marcada pela experiência como comerciante, aliada a formação técnica em Prótese Dentária. Nascida em 1975, tendo como base valores cristãos e conservadores, a filha de Samuel Simas e Sonia M. Justen Simas, é também mãe de dois meninos e moradora do distrito de Itaipava, trazendo para a pauta pública os desafios de quem vive na região.
“Conheço a realidade de pegar ônibus para ir ao trabalho, levar o filho na UPA, e o sofrimento com as enchentes, pois na minha casa entra água também”, compartilha.
A candidata traz como principais bandeiras a educação, saúde e empreendorismo, defendendo propostas como a implementação de creches com funcionamento estendido, o ensino fundamental integral e o ensino médio técnico. "Quero que as mães que precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos possam ter novas oportunidades", afirma.
Aline destaca ainda a importância da transparência e praticidade nos processos de saúde, desde a marcação de consultas, até exames e a realização de cirurgias. "Não pode existir a dependência de 'favores' políticos. Assim, ninguém fica para trás esperando quatro anos por uma cirurgia, como temos visto acontecer", critica.
Ela aponta ainda a urgência de revitalizar o turismo e o comércio local, especialmente a Rua Teresa, que já foi o maior polo de moda a céu aberto da América Latina. "Precisamos aquecer nosso turismo e não deixar que as indústrias vão embora, como temos visto nos últimos 20 anos”, explica.
A candidata diz que se considera fruto de um milagre e reitera que seus valores não são negociáveis. "Na vida, não se põe preço. E o maior é impagável: foi o que Jesus pagou por mim. Não negócio a minha salvação”, conclui afirmando estar disposta a lutar pela mudança da realidade de Petrópolis, expressando o cansaço com a "política velha" que, segundo ela, precisa ser superada para trazer novas oportunidades e avanços para a cidade

Candidata a vereadora em Petrópolis, Bárbara do NOVO propõe nova abordagem para política na cidade
Sob o número 30.222, a candidata Bárbara do NOVO, é uma professora petropolitana que diante de sua indignação com a atual gestão pública, decidiu transformar sua insatisfação em ação concreta. A candidata acredita na importância de dar voz à população e despertar a consciência dos cidadãos sobre seus direitos, promovendo uma política mais justa e honesta.
“Quando resolvi me candidatar, pesquisei os partidos e percebi no NOVO algo que nem sabia que existia: um partido com regras bem estabelecidas. O estatuto do NOVO não é um simples 'copia e cola', ele foi criado para evitar atos errados dentro da instituição. Isso me surpreendeu, porque compartilho dos mesmos valores e princípios. Estar em um partido desse nível me faz acreditar que a política pode ser muito melhor”, explica.
Para Bárbara, o combate à corrupção é o principal desafio, já que ela vê essa prática como o maior entrave ao progresso do Brasil. "Sem combater a corrupção, nenhum projeto terá sucesso, e o povo, que paga seus impostos, continuará sendo o maior prejudicado", afirma. Sua candidatura reflete a esperança de que uma gestão responsável e ética pode mudar os rumos da cidade.
Além disso, Bárbara defende o fomento ao turismo como uma forma de gerar renda diretamente para os empreendedores locais, distante da corrupção que muitas vezes desvia os recursos públicos. Ela propõe que as festas típicas e tradicionais de Petrópolis sejam descentralizadas e levadas para os bairros, valorizando a cultura local e gerando oportunidades para artistas e pequenos comerciantes da região. Sua principal meta é devolver ao povo petropolitano o respeito pelos seus direitos, pelo seu dinheiro e pela sua voz, e com isso, construir uma cidade mais próspera e transparente.
“Penso que precisamos fomentar o turismo, pois nossa cidade tem um enorme potencial e muita história para ser revivida. O melhor é que o dinheiro gerado vai direto para as mãos dos empreendedores, longe da corrupção. Devemos levar as festas típicas e tradicionais para os bairros, para que os moradores possam aproveitar, vendendo o que fazem de melhor e gerando renda para suas famílias. Temos músicos maravilhosos em nossa cidade, vamos valorizar o que é nosso”, pontua.
candidata Barbara/Foto: Divulgação
Cláudia Bello, candidata a vereadora pelo Partido NOVO, apresenta propostas de melhoria para Petrópolis
Nascida em uma família humilde, com um pai que sempre sonhou com a educação para suas três filhas, a administradora Cláudia Bello se formou graças a uma bolsa na PUC-Rio, onde também cursou filosofia. Candidata, à vaga de vereadora em Petrópolis pelo Partido NOVO sob o número 30.777, a petropolitana traz em sua campanha a promessa de ser uma voz ativa para a população.
“Quero ser uma ouvidoria da população. Em cada lugar que tem problemas, quero ser a voz dessas pessoas na Câmara dos Vereadores. Aqui no bairro onde moro, na estrada da saudade, há uma pedra enorme na via pública que atrapalha o trânsito. A retirada dessa pedra e o alargamento da via trariam segurança e fluidez para os moradores e para quem usa a via como rota alternativa em casos de acidentes em outras áreas da cidade”, explica Cláudia.
Um projeto destacado por Cláudia é o Casa Preciosa, que prevê a revitalização de uma casa tombada onde morava o Barão de Tefé. “Essa casa seria um espaço dedicado a atender mulheres, oferecendo cursos, terapias de apoio e treinamentos de empreendedorismo para que possam ser livres e independentes, especialmente em situações de abuso ou violência. O projeto começaria na estrada da saudade e poderia ser replicado em outros bairros da cidade, criando um suporte integral e neutro para as mulheres, independente de raça, credo ou classe social”, defende a candidata.
Cláudia tem uma trajetória marcada por grandes desafios e realizações, tendo sido convidada para integrar o planejamento dos Jogos Pan-Americanos, projeto que foi fundamental para garantir a realização do evento no Brasil. Além disso, trabalhou nas Olimpíadas em um cargo de confiança e, posteriormente, foi convidada para administrar uma ONG criada pelos produtores do filme “Cidade de Deus”, onde teve contato direto com a realidade das comunidades do Rio de Janeiro. Com um forte compromisso social, Cláudia reafirma sua missão como candidata: "Quero estar entre os mais simples, os mais necessitados. É com eles que me identifico, é por eles que me apaixonei”, define.
candidata Claúdia/Foto: Divulgação
Candidato a vereador de Petrópolis pelo partido NOVO, Chef Dann Mattos, busca renovação na política local
Chef Dann Mattos, mais conhecido por sua atuação no setor de turismo e gastronomia, é candidato a vereador em Petrópolis pelo partido NOVO sob o número 30707. Morador de Secretário e especialista em turismo, Dann tem como foco a promoção de oportunidades de educação, emprego e saúde para os 4º e 5º distritos, regiões mais afastadas da cidade. Ele se compromete a fiscalizar os serviços públicos essenciais e garantir que a população tenha acesso a direitos básicos, como qualidade de vida.
Entre suas principais propostas, Dann destaca o resgate do turismo petropolitano por meio de novos investimentos e capacitação técnica, visando criar empregos e gerar renda para toda a cidade. Em 2021, Dann foi eleito Embaixador do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, uma posição que reafirma sua trajetória de sucesso no setor. Com uma carreira marcada pela ética, transparência e inovação, ele pretende levar os ideais do partido NOVO – liberdade econômica, ética na política e capacidade técnica – para a Câmara Municipal de Petrópolis.
Empreendedor de 39 anos com uma vasta experiência nas áreas de turismo e comunicação, Dann iniciou sua formação em Artes Cênicas em São Paulo, mas foi na Comunicação e no Turismo Rural que encontrou sua verdadeira vocação. Além de ser Técnico em Guia de Turismo, Dann é também comunicador, apresentador de TV e pós-graduando em Projetos Sociais e Políticas Públicas. Sua versatilidade é evidente em seus diversos empreendimentos, incluindo o Le Coq Bar & Bistrô, que se tornou um sucesso em Secretário.
Sua iniciativa inovadora, o "Passeio do Chef", foi um divisor de águas para o turismo da região, rendendo a Dann o Prêmio Nacional de Turismo em 2019, além de reconhecimento internacional com sua indicação ao Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e Caribe em 2020.
Como vereador, Dann Mattos pretende revitalizar o turismo da Cidade Imperial, transformando Petrópolis em uma referência nacional e internacional. Ele acredita que o desenvolvimento do turismo deve estar atrelado à qualificação profissional e ao fortalecimento da economia local, sempre com foco no desenvolvimento sustentável. Chef Dann promete representar as necessidades das áreas mais afastadas, sem negligenciar o centro histórico e a importância dos empresários locais na construção de uma Petrópolis próspera.
candidato Chef Dann/Foto: Divulgação
Valorização do potencial turístico, combate a corrupção e promoção da saúde: conheça as propostas de Gilson Senna candidato a vereador pelo Novo
Disputando uma das cadeiras do legislativo de Petrópolis nas eleições de 2024 sob o número 30.001, o personal trainer Gilson Senna reúne uma larga experiência no ramo da saúde e bem-estar, com mais de duas décadas dedicadas ao acompanhamento de apaixonados pelo esporte. Aos 45 anos, o petropolitano que se graduou na Universidade Federal do Estado do Rio (UFRJ) e cursou pós-graduação nas áreas de musculação e personal, promete um mandato focado no bem-estar da comunidade, investimentos no turismo e na transparência nos gastos do executivo.
“Petrópolis possui um potencial turístico incrível e eu quero trabalhar para que esse potencial seja plenamente explorado. Pretendo incentivar atividades diversificadas que tragam reais benefícios para nossa cidade. Uma das minhas propostas é o BikeTour, em parceria com a iniciativa privada para transformar Petrópolis em um polo de ciclismo. Além disso, buscarei promover a integração do comércio local com os eventos já existentes e destacar nossa contribuição histórica no Brasil, viabilizando atrações permanentes", detalha.
Gilson também está comprometido com a promoção da saúde. “Vamos desburocratizar o uso de espaços públicos e privados para que os profissionais de Educação Física possam oferecer aulas que melhorem a saúde da população a preços acessíveis. Também planejo criar uma cartilha de alimentação saudável, que será distribuída pelas unidades de saúde, oferecendo orientações práticas e eficazes para todos os petropolitanos", conta.
No que diz respeito ao combate à corrupção, Senna revela propostas claras para garantir maior transparência. “Proponho a criação de uma lei que obrigue a divulgação dos valores gastos pela prefeitura nas principais redes sociais e o desenvolvimento de um portal de transparência que seja verdadeiramente acessível e intuitivo para o cidadão. Além disso, quero incentivar a formação de grupos de cidadãos para analisar as contas do município e ajudar na fiscalização, promovendo a total transparência na gestão pública", pontua.
candidato Gilson Senna/Foto: Divulgação
Gastão Reis aposta em candidatura para vereador com foco em fiscalização e transparência
O economista Gastão Reis está disputando uma vaga para vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO, sob o número 30.123. Com uma carreira consolidada e marcada pela diversidade de experiências, reúne a atuação no setor público, acadêmico e empresarial. Cursou créditos de doutorado em Economia Regional pela Universidade da Pensilvânia e foi professor no Departamento de Economia da PUC-Rio entre 1982 e 1993.
Foi ex-presidente da Regional Serrana da FIRJAN e do Conselho Municipal de Turismo de Petrópolis (COMTUR). Além disso, é autor de três livros, incluindo “História da Autoestima Nacional”, onde aborda questões históricas e sociais do Brasil. Entre suas principais propostas como candidato a vereador, Gastão Reis destaca a importância da fiscalização e do controle das contas públicas, propondo uma lei que obrigue a prestação trimestral de contas pela internet, facilitando o acompanhamento pela população. “Transparência não pode ser apenas uma promessa; tem que ser uma prática constante. Quero garantir que o executivo e o legislativo prestem contas regularmente e de maneira acessível a todos”, afirma.
Gastão aponta que para a educação defende a implantação do ensino fundamental em tempo integral em Petrópolis, com um modelo que estimule o empreendedorismo entre os alunos. “Precisamos preparar nossos jovens para o futuro, e isso começa com uma educação que promova tanto o conhecimento quanto o espírito empreendedor”, explica.
Entre suas propostas estão a melhoria dos serviços de saúde, a segurança, e o desenvolvimento do turismo na cidade, com ênfase na atualização do Plano Diretor de Turismo, alinhado ao PDIT-2030. “Minha missão é trazer mais eficiência e inovação para o mandato de vereador, atuando com rigor no monitoramento do Executivo e priorizando sempre o interesse público”, pontua o economista.
candidato Gastão Reis/Foto: Divulgação
Guilherme Mayorga: veterinário e defensor do bem-estar animal disputa vaga de vereador em Petrópolis pelo Partido Novo
Aos 36 anos, o veterinário Guilherme Ramos de Sá Mayorga, é um dos novos rostos na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Petrópolis, pelo Partido NOVO, sob o número 30.500. Formado pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) em Teresópolis, traz consigo uma trajetória marcada pela dedicação aos animais e pela gestão eficiente de suas clínicas, com unidades em Itaipava e Petrópolis, deixando um impacto significativo na comunidade local, onde abraçou causas sociais e ambientais.
Uma de suas principais bandeiras é o bem-estar animal, tema que norteia grande parte de sua trajetória. Pós-graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais e Videocirurgia Veterinária, Guilherme também está concluindo um MBA Executivo em Administração com foco em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A experiência na área e a participação ativa junto a projetos sociais e protetores independentes, com ações de castração popular e adoção responsável, é o que o impulsiona no desenvolvimento de iniciativas para o cuidado.
"Os animais precisam ser protegidos com políticas públicas eficazes, que garantam atendimento veterinário gratuito, castração social e combate aos maus-tratos. Meu compromisso é defender esses direitos, tanto para os animais quanto para os tutores que mais precisam", afirma o candidato.
Durante os desastres provocados pelos desabamentos em Petrópolis em 2022, Guilherme Mayorga se destacou ao oferecer, de forma voluntária, atendimento veterinário a mais de 700 animais resgatados pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Mayorga também coordenou a doação de quase 1.700 quilos de ração para 975 famílias afetadas pelo desastre, com assistência, acompanhamentos clínicos e medicamentos.
"Foi um momento de muito sofrimento para a nossa cidade, e os animais também foram vítimas dessa tragédia. Organizamos uma estrutura de triagem, tratamento e vacinação para cães, gatos, aves e outros animais, garantindo que eles recebessem os cuidados necessários", relembra.
Além do bem-estar animal, o candidato defende a sustentabilidade ambiental, propondo políticas voltadas para a reciclagem, preservação de áreas verdes e incentivo ao ecoturismo. Outra prioridade em sua campanha é a saúde pública, com foco no acesso e qualidade aos equipamentos de saúde municipais e o desenvolvimento de campanhas preventivas que envolvam a população. Na educação, é a favor de políticas inclusivas e investimentos na formação de professores, além da modernização da infraestrutura escolar.
candidato Guilherme/Foto: Divulgação








COMENTÁRIOS