Márcio Pompeu

IV Festa Literária da Diversidade Sexual celebrou conexões entre Literatura, Música, Economia Criativa e Arte LGBTQIA+
Um mergulho cultural na IV Festa Literária da Diversidade Sexual: Celebração, Conhecimento e Arte LGBTQIA+ em Fortaleza

A IV edição da Festa Literária da Diversidade Sexual (FLIDS) encantou Fortaleza, trazendo consigo a energia vibrante da diversidade e das expressões literárias LGBTQIA+. Com o tema "Escritas do Orgulho: Festejar Nossa Cena Sem baixar a Resistência!”, o festival aconteceu de 23 a 26 de novembro, no Theatro José de Alencar, no Espaço Cena, na Praça Mestre Boca Rica, com entrada pela rua 24 de maio, com ampla programação gratuita que pode ser conferida em www.flids.org. O TJA é um espaço inclusivo com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
A Festa Literária da Diversidade Sexual (FLIDS) tem o apoio institucional da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), por meio do XI Edital das Artes, é realizada pela N3 Produções, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, por meio do Theatro José de Alencar.
Programação
A programação da FLIDS cumpriu sua promessa em envolver o público com uma série de atividades e ações culturais como feira literária LGBTQIA+ com editoras de todo o país e presença de diversos autores, expositores, feirinha criativa, oficina de escrita criativa, minicursos, shows musicais, performances teatrais, apresentações de transformismo, saraus, slam, rodas de conversas, mesas de debates, podcast ao vivo, entre outras atrações.
O evento ofereceu também um espaço gastronômico, celebrando a cultura alimentar, com um bar e deliciosas opções de comidinhas, como a tenda de acarajé da Lena Oxa. As festas com DJs e a FeijoFlids, a feijoada no almoço de domingo, dia 26, com samba de mesa, além de diversas atrações musicais, completam a atmosfera festiva e inclusiva da FLIDS.
Foram quatro dias de imersão no universo do conhecimento, da literatura e das produções culturais através do contato direto com escritores, artistas e personalidades da cena cultural de Fortaleza e de todo o país, para todas as faixas etárias.
COMENTÁRIOS