SEDCON e PROCON-RJ autuam supermercados em Campo Grande e Santa Cruz
Os agentes encontraram diversos problemas estruturais como ferrugem nas prateleiras, ralos quebrados e sem proteção, e fiações expostas

A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon do Estado do Rio de Janeiro (PROCON-RJ) fiscalizaram, na terça (28/01) e quinta-feira (30/01), supermercados na Zona Oeste do Rio. Os quatro estabelecimentos fiscalizados nos bairros de Campo Grande e Santa Cruz foram autuados por irregularidades que ferem os direitos do consumidor.
Os agentes encontraram diversos problemas estruturais como ferrugem nas prateleiras, ralos quebrados e sem proteção, e fiações expostas. Além disso, 27 kg de alimentos como coco ralado, beterraba em pó e carnes bovinas diversas foram descartados por estarem fora da validade ou sem etiqueta com data de manipulação e validade.
O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, esclarece que os problemas encontrados põem em risco a saúde do consumidor e não serão admitidos.
"Está previsto no Código de Defesa do Consumidor a proteção da saúde e vida do consumidor contra riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos. Produtos impróprios para consumo e questões estruturais estão enquadrados nessas características de periculosidade. Por esse motivo, operações para retirada desses produtos de mercado são extremamente importantes no combate a irregularidades que afetam diretamente a saúde do consumidor e vão continuar" - informou o Secretário.
No mês de janeiro, doze supermercados foram fiscalizados pela Secretaria e a Autarquia ao redor de toda a Grande Rio e onze autuados por irregularidades.
COMENTÁRIOS