Rede hospitalar integra mutirão de saúde para mulheres indígenas no Tocantins
Equipe liderada pela cardiologista e intensivista Ludhmila Hajjar, do Hospital Vila Nova Star, realizará exames preventivos contra o câncer, consultas médicas e avaliações cardiológicas na Ilha do Bananal de 7 a11 de abril; ação será em parceria com CNJ e

A Rede D’Or, maior rede integrada de cuidados em saúde no Brasil, participa a partir da próxima segunda-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, de um mutirão de saúde voltado às mulheres indígenas no estado do Tocantins, centro-oeste do Brasil.
Uma equipe de profissionais liderada pela médica cardiologista e intensivista Ludhmila Hajjar, coordenadora da área de Cardiologia do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista, irá participar da ação, na Ilha do Bananal.
Ludhmila Hajjar, coordenadora da área de Cardiologia do Hospital Vila Nova Star - Foto: Divulgação
A iniciativa integra a primeira edição Ação Saúde da Mulher Indígena na Ilha do Bananal, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, que ocorrerá entre os dias 7 e 11 de abril e levará serviços médicos e de cidadania a indígenas de 24 aldeias, localizadas nos municípios de Sandolândia, Lagoa da Confusão, Pium e Formoso do Araguaia.
Os especialistas enviados pela Rede D’Or participarão da realização de exames preventivos de câncer do colo do útero e de rastreamento do câncer de mama, além de avaliações cardiológicas, pediátricas e outras especialidades médicas.
A Rede D’Or contribuirá com o custeio de transporte da equipe que atuará no atendimento às mulheres no Polo Base Indígena de Formoso do Araguaia, além da doação de insumos e empréstimo de equipamentos.
A ação tem como objetivo ampliar o acesso à saúde e fortalecer a integração entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de contar com o apoio de entidades do setor público e privado, como a Rede D’Or.
Além dos atendimentos médicos, a ação incluirá ainda a emissão de documentos civis para a população indígena, garantindo acesso à cidadania e a serviços essenciais. A expectativa é realizar em torno de 600 atendimentos, prioritariamente de mulheres indígenas.
A cerimônia de abertura da Semana Nacional da Saúde ocorrerá no dia 7 de abril, às 11h, na Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares, em Formoso do Araguaia (TO). A participação da Rede D'Or reforça seu compromisso com iniciativas que promovem a inclusão e o acesso à saúde de qualidade para diferentes populações do país.
COMENTÁRIOS