Vídeo: Corpo de Bombeiros resgata trilheiros no Escalavrado, na Região Serrana
Nove trilheiros e um guia estavam em situação de risco no momento de descida.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), através do Quartel de Teresópolis, realizou na noite de sábado (3), um resgate na trilha do Escalavrado, localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), na Região Serrana. Nove trilheiros e um guia estavam em situação de risco no momento de descida.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ação começou ao anoitecer e terminou às 1h deste domingo (4). A corporação informou que os trilheiros estavam sem equipamentos adequados, como agasalhos ou lanternas.
Segundo os bombeiros, o grupo iniciou a trilha na manhã de sábado. No percurso, um deles chegou a sofrer uma lesão e precisou retornar sozinho. Já de noite, ele ficou preocupado que não recebia notícias dos outros trilheiros e decidiu acionar o Corpo de Bombeiros.
O 16° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), de Teresópolis, foi acionado para atender a ocorrência e conseguiu contato com duas pessoas que estavam com o grupo na trilha. Ambos relataram dificuldades na descida e preocupação com o agravamento das condições climáticas da região.
Às 19h20, uma equipe foi mobilizada e foi até o Escalavrado. No local, outros dois guias já haviam tentado iniciar a subida. Por volta das 21h30, o grupo foi localizado e a operação de resgate foi iniciada, com a utilização de cordas, freios e rapel.
Após o resgate, os trilheiros receberam atendimento médico no local e foram liberados sem necessidade de hospitalização.
COMENTÁRIOS