Brasil Alfabetizado: matrículas são prorrogadas até dia 14, em Teresópolis
Cinco escolas municipais, da cidade e do interior, participam do programa

As matrículas para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) foram prorrogadas até o próximo dia 14 de maio. Os interessados podem se inscrever para participar em uma das cinco escolas que disponibilizam o projeto: E.M. Maçom Lino Oroña Lema (Várzea), CIEP Prof. Amaury Amaral dos Santos (Fonte Santa), E.M. Profª Neidy Angélica (Vargem Grande), E.M. Cônego José (Andradas) e E.M. Sizenando Adolpho Tayt-Sohn (Mottas).
No ato da inscrição devem ser apresentados a Carteira de Identidade e o CPF do aluno. Podem se inscrever maiores de 15 anos, adultos e idosos que não saibam ler e não estejam matriculados em instituição de ensino regular. As aulas começam no mês de junho. O PBA é desenvolvido em ciclos, cujo curso de Alfabetização tem 12 meses não consecutivos de duração com, no mínimo, 600 horas presenciais, podendo ser cumpridas em até 16 meses.
Programa Brasil Alfabetizado
O Programa Brasil Alfabetizado, no âmbito do Pacto Nacional Pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem uma estrutura que inclui formadores e articuladores regionais para ofertar ações de formação continuada dos alfabetizadores e material didático para educandos e alfabetizadores. Estão previstos cursos de formação continuada na Plataforma AVAMEC (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação) e ações presenciais de formação dos alfabetizadores.
A iniciativa tem como base os princípios da alfabetização popular que propõe um processo de educação tomando como referência a cultura dos sujeitos em processo de alfabetização. Entre os princípios que fundamentam o programa está: alfabetização como um direito de todas as pessoas à apropriação crítica e criativa da cultura escrita impressa e digital, constituída pelas dimensões política, social, cultural, linguística, comunicacional e cognitiva.
COMENTÁRIOS