Seja bem vindo
Petrópolis,06/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Projeto QUALIdade entra na 3ª edição com 1.3 mil vagas em cursos voltados para a rede de proteção à pessoa idosa

Capacitação gratuita fortalece cuidados com os 60+


Projeto QUALIdade entra na 3ª edição com 1.3 mil vagas em cursos voltados para a rede de proteção à pessoa idosa Foto: Pedro Lacerda - Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável
Publicidade

O Governo do Estado, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) e o Núcleo de Envelhecimento Humano (NucEH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), lançou, nesta segunda-feira (5/5), a 3ª edição do QUALIdade. O projeto tem como objetivo qualificar o atendimento da rede de proteção à pessoa idosa. A cerimônia aconteceu na Capela Ecumênica da Uerj.

– A população idosa está crescendo e exigindo cada vez mais políticas públicas que promovam melhorias na sua qualidade de vida e bem-estar. Celebrar a continuidade do projeto é a certeza de que estamos no caminho certo e que os nossos idosos serão melhor assistidos com os profissionais que estão sendo qualificados – afirma o governador Cláudio Castro. 

A nova edição vai oferecer 1.3 mil vagas em três cursos totalmente gratuitos:  Introdução à gerontologia e transversalidade das políticas públicas (500 vagas), Avaliação multidimensional da pessoa idosa, epidemiologia e construção de indicadores sociais do envelhecimento (300 vagas) e Mediação de conflitos, comunicação não violenta e acolhimento à pessoa idosa (voltado a profissionais da área da saúde com 500 vagas). Além disso, estão sendo realizados, em todas as regiões do estado, os workshops “Oficina para Trabalho com grupo de pessoas idosas em centros de convivência, centro dia e ILPI” e, ao longo do ano, serão realizadas palestras on-line. 

– Estamos começando o terceiro ano desta parceria com grande expectativa. O objetivo do QUALIdade é oferecer um atendimento qualificado para a pessoa idosa. E esse ano temos uma grande novidade: atendendo à demanda dos próprios alunos, vamos possibilitar que uma pessoa possa fazer mais de um curso – explica o secretário de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo. 

Para Ana Santiago, pró-reitora de Extensão e Cultura da Uerj, que representou o reitor em exercício Bruno Deusdará na cerimônia de lançamento, a parceria é fundamental para atender aos anseios e às demandas da sociedade. 

– Estamos consolidando uma parceria sólida, que nos orgulha muito e reflete uma das missões da universidade: manter um vínculo forte com o atendimento às necessidades da sociedade, especialmente por meio deste projeto – finalizou.

As inscrições para os cursos estão disponíveis no link projetoqualidade.unati.uerj.br.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.