Gestão participativa: Instituto Philippe Guédon planeja novos cursos
Iniciativa tem por objetivo fortalecer o papel da sociedade civil na gestão do Município

Oferecer cursos e capacitações à sociedade, de forma gratuita, é um dos objetivos do planejamento de atividades do IPG para 2025 e assim fortalecer o papel da sociedade na gestão do município, através da informação e do estímulo ao pensamento crítico.
Este ano já foram realizados dois cursos. O primeiro destacou o tema Cidadania e Participação Social e o segundo foi sobre Resíduos Sólidos. Em comum, apresentaram informações relevantes para a prática da gestão pública participativa, debateram assuntos que atingem diretamente o dia a dia de todos, e estimularam a busca para a concretização de soluções e oportunidades reais para o Município.
Além de ter um facilitador para as aulas, o IPG também leva profissionais especialistas no tema para que os participantes tenham uma visão mais ampla do que está sendo discutido. No último curso, por exemplo, o especialista convidado foi o advogado Ramiro Farjalla que fez uma apresentação sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, salientando uma abordagem com as diretrizes e os princípios da gestão integrada, e a competência dos Municípios na implementação dessa política, que é uma questão local. Ramiro destaca que “essas informações legitimam o poder da sociedade civil para participar, ou melhor, propor políticas públicas no setor como o plano municipal e projeto de lei específica, para o município, ao Poder Público”. Teresinha Almeida, que foi uma das facilitadoras, percebeu que “os participantes estavam com muita vontade de falar sobre suas experiências e também ansiosos para encontrar soluções para problemas relacionados ao não cumprimento de políticas públicas já existentes”.
Para que esta iniciativa tenha êxito o IPG conta com a parceria da Acep, onde acontecem as aulas, e também de empresas como a Werner Tecidos, que apoiou o curso sobre Resíduos Sólidos.
O Instituto já está elaborando novas capacitações e as empresas que estiverem interessadas em apoiar podem entrar em contato através do e-mail ipgpar@gmail.com.
COMENTÁRIOS