Governo do Estado e Prefeitura de Magé promovem ação social em Piabetá, com serviços essenciais gratuitos à população
Mamógrafo móvel, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde, foi um dos destaques do mutirão, que contou também com a Carreta do Trabalhador, da Secretaria de Trabalho e Renda

A Praça 7 de Setembro, em Piabetá, foi palco de uma grande ação social neste sábado (10/05). O Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Magé, promoveu um mutirão de serviços essenciais gratuitos à população, com objetivo de garantir dignidade e cuidado a quem mais precisa, possibilitando acesso a serviços de saúde, assistência social e empregabilidade.
Um dos grandes destaques foi o mamógrafo móvel, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde, que permite a realização de exames de mamografia gratuitos para mulheres a partir dos 40 anos. Com o pedido médico em mãos, dezenas de mulheres tiveram a oportunidade de fazer o exame. Também fizeram parte da ação, a Carreta do Trabalhador, com foco em empregabilidade, e o Caminhão Medlevenhson, oferecendo serviços de saúde itinerante.
– Estamos empenhados em levar os serviços básicos e essenciais do Governo do Estado à população fluminense. O mutirão do Dia do Trabalhador, por exemplo, foi um sucesso, com mais de 7 mil atendimentos, e as pessoas saíram de lá com a esperança renovada. Essa é a nossa missão: garantir que o nosso povo tenha acesso a esses direitos, e que o Rio de Janeiro siga se desenvolvendo com melhores índices de saúde e empregabilidade – destacou o governador Cláudio Castro.
A ação social contou ainda com outros importantes serviços do Estado, como a emissão da 2ª via do RG (mediante apresentação de certidão de nascimento ou casamento original e CPF), carteira de trabalho digital, balcão de empregos, isenção de certidões de nascimento, casamento e óbito, atendimento de nutricionista, serviço social e orientações sobre os direitos do consumidor.
A Secretaria Municipal de Saúde de Magé, por sua vez, levou equipes para aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, testes rápidos, imunização, orientação sobre planejamento familiar e nutrição, além de atividades educativas em saúde. Já a Secretaria de Assistência Social, por meio dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), prestou atendimentos relacionados ao Cadastro Único, com possibilidade de cadastro e atualização, além de orientações sobre benefícios sociais, isenção de taxas para emissão da 2ª via de documentos e informações sobre o Programa Criança Feliz.
– Essa é mais uma grande conquista para o nosso povo. Estamos fazendo uma gestão que cuida das pessoas, e esse tipo de ação mostra a força do trabalho em união entre a Prefeitura e o Governo do Estado – afirmou o prefeito de Magé, Renato Cozzolino.
População comemora a oferta de serviços e oportunidades
O evento deste sábado deixou moradores de Piabetá e região empolgados com a gama de serviços oferecidos no mutirão e representou também esperança de um futuro melhor para muitos. É o caso do pintor industrial Amauri de Medeiros, de 54 anos, que soube do mutirão por uma rádio local e foi até a Praça 7 de Setembro deixar seu currículo na Carreta do Trabalhador, do Governo do Estado.
– Vim com a intenção de conseguir um emprego com carteira assinada, pois, apesar de ter muita experiência, só tenho feito bicos. Trabalho formal me dará mais segurança – justificou Amauri, que é casado e pai de quatro filhos.
O caminhão com mamógrafo móvel foi um dos mais procurados. No veículo, exames de mamografia e ultrassom de mama, tireóide, pélvica e transvaginal, com resultados na hora. Somente o laudo de mamografia, procedimento que pode custar até R$ 400 na rede particular, ficará pronto entre sete e 15 dias.
– Foi muito bom ter feito esse exame (mamografia) perto de casa, sem ser preciso me deslocar para Magé ou o Centro do Rio, e, principalmente, de graça – ressaltou Zilar da Fonseca, 58 anos.
A professora aposentada Kátia Mendes, 64 anos, aproveitou para fazer testes de HIV, sífilis e hepatites B e C.
– Deu tudo negativo, graças a Deus. Essa ação conjunta só traz benefícios para a população – comentou Kátia.
Já o vendedor autônomo Lenon Neves, de 27 anos, foi à praça do mutirão, onde o público também assistiu à apresentação da banda do Corpo de Bombeiros, requisitar a segunda via da carteira de identidade à equipe do Detran-RJ.
– Perdi a minha há dois meses. Estava sem o documento porque não tinha tempo de ir até um posto fixo do Detran. Esse mutirão facilitou tudo – disse.
COMENTÁRIOS