Polícia apreende 76 pássaros silvestres mantidos em cativeiro em Paraíba do Sul
A ação ocorreu após informações do Linha Verde - programa do Disque Denúncia.

A Polícia Ambiental apreendeu neste domingo (11), 76 pássaros mantidos em cativeiro no município de Paraíba do Sul, na Região Centro-Sul Fluminense. A ação aconteceu em uma operação que teve o objetivo de identificar a guarda e o comércio de animais silvestres.
De acordo com informações do Linha Verde, programa do Disque Denúncia, a apreensão ocorreu em uma casa na Estrada Quirino Francisco Pinheiro, em Salutaris. No local, foram encontrados pássaros da fauna silvestre brasileira distribuídos em dois cômodos – todos sem anilha de identificação.
As espécies identificadas foram: 26 coleiros, 15 tizius, 14 trinca ferros, quatro canários da terra, quatro tico ticos, três pixanxão, dois melros, dois bigodinhos, dois bicos de veludo, um sabiá, um tiê sangue, um saira e um azulão.
O responsável pelo imóvel, ao ser questionado, informou não possuir as licenças necessárias e foi levado à 107ª Delegacia de Polícia. As 75 gaiolas contendo todos os 76 pássaros, foram recolhidas e levados para a “Membeca Lagos”, através da Secretaria de Meio Ambiente de Paraíba do Sul
Segundo o Linha Verde, das mais de 10 mil denúncias de crimes ambientais registradas apenas neste ano, mais de 700 são relacionadas à guarda e comércio de animais silvestres. Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
Leia também:
Bombeiros já resgataram mais de 5.000 animais em diferentes situações de risco em todo o Estado do Rio, neste ano
COMENTÁRIOS