Seja bem vindo
Petrópolis,12/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Conab participa de missão técnica em Angola para fortalecer a agricultura familiar

A missão integra o Plano de Trabalho 2023-2025


Conab participa de missão técnica em Angola para fortalecer a agricultura familiar Foto: Reprodução / Internet/ getyourguid
Publicidade

Prover conhecimento técnico para consolidar políticas públicas eficazes voltadas à agricultura familiar em Angola é o foco da missão internacional que ocorre de 12 a 16 de maio, em Luanda. Durante o encontro, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam a capacitação de representantes do país africano durante a 2ª etapa do Programa de Cooperação “Desenvolvimento de regiões irrigadas e políticas de apoio à agricultura familiar”, promovido em parceria com o governo angolano, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Embaixada do Brasil em Angola.

A missão integra o Plano de Trabalho 2023-2025 e busca capacitar técnicos do Ministério da Agricultura e Florestas de Angola (Minagrif), por meio de treinamentos que abordam temas essenciais como armazenagem, abastecimento social, custos de produção e controle de qualidade. As atividades ocorrem na sede do Minagrif, com participação ativa dos cinco representantes da Conab: Marisson de Melo Marinho, Saulo Tomiyoshi Medeiros, Luciana Oliveira de Araujo, Clautenes Santana Lacerda e Roberto Mendes Santos. Cada um deles ficará responsável por apresentar conteúdos específicos, com base na expertise adquirida ao longo de sua atuação no Brasil.

Durante os encontros, os profissionais angolanos terão acesso a metodologias e práticas aplicadas em território brasileiro, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de estoques públicos, análise de mercado e sistemas de informação, além de iniciativas como compra e doação de alimentos em contextos de abastecimento social. Ao final da capacitação, haverá uma cerimônia para entrega de certificados aos participantes, marcando o encerramento oficial da missão.

Na primeira etapa do programa, realizada em outubro do ano passado, foram repassados conhecimentos sobre os custos de produção, monitoramento de safras, análise de mercados, preços mínimos e agricultura familiar. No que se refere ao curso de custos de produção, será repetida a capacitação nesta segunda fase para uma maior abrangência.

A expectativa é que a ação contribua diretamente para a construção de bases institucionais sólidas e sustentáveis na formulação de políticas agrícolas em Angola, com foco na inclusão produtiva de pequenos agricultores, segurança alimentar e desenvolvimento regional. Além de fortalecer a imagem do Brasil como referência internacional em agricultura familiar, esse tipo de cooperação também promove a estabilidade e o desenvolvimento em países parceiros, favorece oportunidades comerciais e diplomáticas e beneficia a projeção global do país.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.