Detran RJ participa da 7ª Olimpíada dos Motoristas, em parceria com Rio Ônibus e Sest Senat
A ação reuniu 15 motoristas de ônibus para um programa de treinamento e palestras educativas

Em mais uma ação do maio Amarelo - movimento internacional que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança no trânsito -, o Detran RJ participou, nesta terça-feira (13), da 7ª edição da Olimpíada dos Motoristas, promovida em parceria com Rio Ônibus e Sest Senat, em Deodoro. A ação reuniu 15 motoristas de ônibus para um programa de treinamento e palestras educativas. A segunda etapa, reunindo mais 15 condutores, será realizada nesta quarta-feira (14). O objetivo é a conscientização e o reconhecimento da habilidade dos motoristas em prol da segurança viária.
Os motoristas assistiram a uma palestra educativa, participaram de uma atividade com óculos que simulam os efeitos do álcool, percorreram um circuito com cones para mostrar a perícia ao volante e, por fim, realizaram uma dinâmica com simulador. Os condutores foram avaliados ao fim de cada atividade realizada.
O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, destacou a importância de campanhas educativas para promover a segurança no trânsito.
“Como os ônibus transportam diariamente uma parcela significativa da população, campanhas educativas voltadas para essa categoria são fundamentais para promover um trânsito mais seguro. Além de reconhecer a habilidade do condutor, a Olimpíada tem o papel de preparar e conscientizar os motoristas de coletivos”, destacou Farah.
Por conta da sua conduta exemplar no trânsito, Kaliano Gonçalves foi um dos escolhidos para participar da Olimpíada. "Essas atividades são importantes para mostrar que a segurança no trânsito depende de cada um de nós. Saio daqui mais preparado e ciente da importância de dirigir com atenção e empatia, sempre protegendo os veículos menores", ressaltou o motorista da Viação Alpha.
O motorista Eduardo Pacheco, da Expresso Recreio, ficou impressionado ao participar da atividade com óculos que simulam os efeitos do álcool "É lógico que quero ganhar a competição, mas o aprendizado é muito mais importante do que o prêmio. A dinâmica dos óculos deixou bem claro que nossos reflexos ficam comprometidos. Fiquei bem impressionado. Álcool e direção realmente não combinam", disse.
Os primeiros colocados entre os motoristas que participaram da primeira e segunda etapas da Olimpíada serão premiados em junho, em data a ser divulgada, reconhecendo o empenho e a excelência dos participantes na promoção da segurança viária.
COMENTÁRIOS