Petrópolis recebe Cônsul de Portugal e reforça laços com o país
A Cônsul também participa da abertura da Festa de Portugal, nesta quinta-feira (15)

A cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Gabriela Soares de Albergaria, foi recebida em Petrópolis pelo vice-prefeito, Albano Baninho, em uma reunião na Prefeitura. O encontro marcou o reestabelecimento dos vínculos de Petrópolis e Portugal, principalmente para atrair investimentos e fortalecer o turismo e a cultura.
“Os laços de Petrópolis e Portugal são antigos, a colônia portuguesa faz parte da construção da nossa história.”, disse o vice-prefeito Albano Filho Baninho.
Durante a reunião, o vice-prefeito entregou a proposta de reestabelecimento do acordo de “cidade-irmã” com Cintra, em Portugal. O primeiro protocolo de acordo foi feito há cerca de 30 anos e pouco avançou. O novo documento foi assinado pelo prefeito Hingo Hammes e será levado à cidade pela Cônsul-Geral.
A Cônsul também participa da abertura da Festa de Portugal, nesta quinta-feira (15). “Agradeço todo apoio da Prefeitura a Casa de Portugal e toda comunidade portuguesa da cidade. Temos muitas ações que podem ser realizadas e o Museu Imperial, por exemplo, é uma grande oportunidade para a divulgação da história”, disse a Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Gabriela Soares de Albergaria, primeira mulher a ocupar esse posto.
O presidente da Casa de Portugal de Petrópolis, Mário Alexandre D´Angelo Mesquita, comemorou a entrega do protocolo de intenções. “É sempre importante fortalecermos ainda mais esses laços”, frisou Mario Mesquita. “Estão todos convidados a participarem com a gente de mais uma festa de valorização da nossa cultura. Nosso objetivo é proporcionar para Petrópolis uma atração diferenciada, tanto para os moradores, quanto para os turistas, com boa gastronomia e diversão”, concluiu.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Samir El Ghaoui, o restabelecimento do vínculo de Portugal com Petrópolis vai ser importante para atrair empresas e investimentos. Já o secretário de Cultura, Adenilson Honorato, “a cultura de Portugal vive em Petrópolis”.
Também participaram do encontro o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini, e o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Comtur), Charles Rossi.
COMENTÁRIOS