Seja bem vindo
Petrópolis,18/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Levantamento do LIRAa em Petrópolis apresenta baixo risco de infestação do Aedes aegypti

No LIRAa foram identificados 58 imóveis com criadouros dos mosquitos


Levantamento do LIRAa em Petrópolis apresenta baixo risco de infestação do Aedes aegypti Foto: Igud Supian/Pexels

O segundo Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) em Petrópolis apresentou baixo risco de infestação do mosquito. O LIRAa foi realizado entre os dias cinco e oito de maio de 2025 e ao todo os agentes de Combate às Endemias (ACE) vistoriaram 7.970 imóveis. O levantamento apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,73%, considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde (MS).

No LIRAa foram identificados 58 imóveis com criadouros dos mosquitos Aedes albopictus e Aedes aegypti, transmissores das arboviroses como Dengue, Zika, Chikungunya. Os focos mais comuns encontrados foram vasos, pratos e frascos com plantas, bebedouros para animais, recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas, entulhos de construção.

Além da atuação dos agentes de Combate às Endemias, que circulam todo o município, medidas simples por parte da população fazem toda diferença, como eliminar água parada em recipientes e descartar corretamente objetos que possam acumular água.

“É essencial trabalharmos juntos para eliminar os criadouros do mosquito em nossas casas, ruas e espaços públicos. A prevenção é a chave para evitar a propagação dessas doenças e proteger a saúde de todos”, comentou o Secretário de Saúde, Luís Cruzick, lembrando das ações realizadas pela Prefeitura desde o início do ano para combater o mosquito e conscientizar a população sobre os riscos da dengue e outras doenças causadas pelos mosquitos Aedes albopictus e Aedes aegypti.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.