Seja bem vindo
Petrópolis,12/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Festival de Poesia da Bauernfest premia estudantes em noite de celebração à memória histórica

Evento reuniu finalistas no Palácio de Cristal e homenageou colonizadores alemães com apresentações poéticas de estudantes da rede municipal e particular


Festival de Poesia da Bauernfest premia estudantes em noite de celebração à memória histórica Foto: Divulgação/PMP

A final do Festival de Poesia da Bauernfest 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (9), no Palácio de Cristal, reunindo estudantes finalistas das categorias Educação Infantil, Infantil e Juvenil. O Festival é promovido pela Prefeitura com coordenação da escritora e produtora cultural Catarina Maul.

O concurso contou com ampla participação de escolas públicas e privadas e teve como tema central o bicentenário de Dom Pedro II, relacionando a história do Imperador à colonização alemã e à formação do município. A novidade deste ano foi a inclusão da categoria Educação Infantil, incorporada a pedido das escolas, com foco na vivência pedagógica da história local.

Na categoria Educação Infantil, as finalistas foram Helena Cruz Xavier Pinto, Laura Mello Gonçalves e Maria Beatriz Pimentel Cândido, da Escola Municipal Arnaldo Dyckerhoff, e Emanuelle Oliveira Aguiar, da Escola Municipal Major Júlio Frederico Koeler. Ambas as escolas foram premiadas com troféus pela participação.

Na categoria Infantil, o primeiro lugar foi conquistado por Nicollas Martins Sarmento, da Escola Municipal Salvador Kling. O segundo lugar ficou com Melissa Karl Magrani, da Escola Municipal Arnaldo Dyckerhoff, e o terceiro com Clara Moraes Candelo, do Colégio Céu Azul Montessori, que também recebeu o prêmio de Melhor Intérprete da noite.

“A poesia tem o poder de conectar gerações e manter viva a memória dos que construíram nossa cidade. A adesão das escolas mostra o quanto a educação pode ser um canal de preservação da história”, afirmou a secretária de Educação, Ana Carolina Kapler.

Os troféus, confeccionados artesanalmente pela artista Flavia Miranda, foram entregues aos estudantes no Palco Koblenz, como parte da programação da Bauernfest. A avaliação dos trabalhos incluiu critérios de autoria, oralidade e conexão temática.

“O envolvimento dos professores e a emoção dos estudantes demonstram a força da palavra na formação de uma identidade cultural. É uma construção coletiva que valoriza a escrita, a escuta e o pertencimento”, destacou Catarina Maul.

A 36ª Bauern vai até 13 de julho em vários pontos da cidade. A programação completa está no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br).

Promovida pela Prefeitura de Petrópolis e Clube 29 de Junho, a Bauernfest tem o patrocínio da Águas do Imperador, Embratur, Caixa, TurisRio, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura. A Império é a fornecedora do chope oficial da Bauern.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.