Bauernfest: último dia da festa é marcado pelo tradicional desfile típico que lotou as ruas do Centro Histórico
Milhares de pessoas, entre integrantes dos grupos folclóricos e turistas, tomaram as principais ruas do Centro, no trajeto que seguiu até o Palácio de Cristal

As ruas do Centro Histórico se tornaram palco da celebração da cultura alemã na cidade de Petrópolis. Desde o Museu Imperial até o Palácio de Cristal, as principais vias do Centro da cidade ficaram lotadas de grupos folclóricos e turistas para acompanhar o segundo desfile folclórico da 36ª Bauernfest, que aconteceu neste domingo (13).
A concentração foi Rua da Imperatriz, em frente à Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), e o cortejo seguiu até a Rua Alfredo Pachá, onde fica o Palácio de Cristal. O público vibrou com a passagem das bandas típicas e dos grupos de danças folclóricas, além dos carros alegóricos que apresentaram elementos da cultura germânica.
“Sou também um desses descendentes dos alemães que vieram para a nossa cidade e esse momento, do desfile, é muito especial para saudar essa cultura, mas sobretudo para valorizar as famílias que ajudaram a fundar essa cidade. Além claro de ser uma grande atração para os milhares de turistas que vem para a nossa cidade ter contato com essa que é a segunda maior festa de celebração da cultura germânica no país”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
A Bauernfest 2025 contou com 16 dias de programação desde o dia 27 de junho. Ao longo das semanas de evento a cidade recebeu milhares de visitantes. “Entre os turistas e os próprios moradores da cidade que prestigiaram a festa, recebemos muitas pessoas no Palácio de Cristal, a gente acredita que tenha superado meio milhão de pessoas. Já no segundo fim de semana superamos o número de ônibus e vans de turismo dos anos anteriores. A ocupação hoteleira foi quase máxima nos fins de semana e a gente teve um retorno muito positivo de bares e restaurantes, além de todo o comércio como um todo”, pontuou o secretário de Turismo.
“O desfile representa um momento de união entre diferentes gerações em torno da história de formação da cidade. A valorização da cultura dos colonos é parte essencial da identidade de Petrópolis, e seguimos fortalecendo essa memória por meio de ações concretas”, disse o presidente do IMC.
Promovida pela Prefeitura de Petrópolis e Clube 29 de Junho, a Bauernfest tem o patrocínio da Águas do Imperador, Embratur, Caixa, TurisRio, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura. A Império é a fornecedora do chope oficial da Bauern.
COMENTÁRIOS