Seja bem vindo
Petrópolis,29/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Museu Casa de Santos Dumont e FAB apresenta livro com artes visuais

A publicação, lançada oficialmente em julho, é o volume final de uma trilogia dedicada à memória de Alberto Santos-Dumont


Museu Casa de Santos Dumont e FAB apresenta livro com artes visuais Foto: Divulgação/PMP

O Museu Casa de Santos Dumont e a Força Aérea Brasileira - FAB apresentaram em cerimônia especial na “Encantada” nesta quarta-feira (27) o livro: “E a Arte Falava de Santos Dumont…”. A publicação composta por gravuras de diferentes épocas é a parte final de uma trilogia elaborada pelo Centro de Documentação da Aeronáutica - CENDOC, que foi lançada oficialmente no mês de julho.

“É um orgulho muito grande ter esse personagem tão importante da história da humanidade, inventor do avião, conectado diretamente com Petrópolis. Porque foi aqui que ele escolheu construir sua casa, depois de se encantar com a nossa cidade. E uma prova dessa importância de Petrópolis para a história do próprio Santos Dumont é receber essa homenagem da FAB”, disse o prefeito Hingo Hammes.

Após abordar as conquistas tecnológicas do patrono da aeronáutica e o impacto de seu legado na identidade brasileira, a nova obra foca na maneira como a arte eternizou o “Pai da Aviação”. O livro revela como artistas, ilustradores e pintores retrataram Santos Dumont ao longo do tempo, por meio de caricaturas, quadros e outras expressões visuais. A obra mostra que sua influência transcende o campo científico, alcançando o imaginário coletivo e a cultura brasileira de forma marcante.

“O Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira dedicou um carinho especial à Petrópolis, cidade onde ergueu sua residência de verão, a “Encantada”. O CENDOC, empenhado em Documentar para Perpetuar, não poderia deixar de compartilhar essa parte do acervo do aeronauta. E, nessa oportunidade tão importante, apresentar a obra ‘E a arte falava de Santos-Dumont…’”, ressalta a Coronel Intendente, Amanda Vidal Pedinotti da Silva, diretora do CENDOC.

Durante a cerimônia foi entregue oficialmente o terceiro volume da trilogia ao prefeito Hingo Hammes, ao diretor do museu Casa de Santos Dumont, Cláudio Gomide e ao diretor do Instituto Municipal de Cultura - IMC, Adenilson Honorato. Além das autoridades, o evento contou também com a presença dos militares da FAB e convidados. Um vídeo, que mostra o processo de elaboração da obra e destaca o trabalho minucioso desenvolvido pela equipe do CENDOC, também fez parte da cerimônia.

“Ainda tivemos a presença de um dos descendentes de Santos Dumont, que sempre nos prestigiam nesses eventos. Lembrando, que foi da família a decisão de doar a casa para a cidade de Petrópolis e fazer dela um museu mundialmente conhecido, que atrai milhares de turistas todos os meses”, ressaltou o diretor do museu. “A Casa de Santos Dumont, além de nos mostrar quem foi Santos Dumont, no íntimo de seu lar, ainda tem papel fundamental no fomento da cultura na cidade. Receber mais esse livro enriquece ainda mais este espaço”, destaca o presidente do IMC.

Estacionamento na UCP

Durante a cerimônia, o presidente do IMC ainda anunciou a parceria com a Universidade Católica de Petrópolis - UCP, que vai abrir o estacionamento para receber os visitantes do Museu Casa de Santos Dumont. “Esse é um passo importante para dar mais comodidade a quem visita a Casa de Santos Dumont, que agora passa a contar com mais um espaço, além dos outros estacionamentos da região. Além disso, o prédio histórico da UCP está diretamente conectado à história do próprio Santos Dumont. Era onde ele se hospedava em Petrópolis e foi de lá que ele visualizou o terreno onde mais tarde construiu a própria casa”, destaca Adenilson.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.