Luiz Fernando Lukas

“Barriga de Chopp” – A cerveja não é a única vilã!
Acúmulo de gordura pode causar de infarto e hipertensão

A famosa “barriga de chopp”, na verdade, nãoestá totalmente relacionada ao consumo de cerveja, como muitos acreditam. Ela ébasicamente o acúmulo de gordura abdominal, que pode ou não, ter relação com abebida alcoólica.
Apesar desse volume na região abdominal sermotivo de piada ou até de orgulho por alguns homens, o acúmulo de gordura nessaregião precisa, na verdade, é de atenção. A gordura visceral pode atrapalhar ofuncionamento de órgãos como fígado, estômago e intestinos. Diferentemente dagordura subcutânea, encontrada nas coxas e quadril, a gordura visceral é maisperigosa porque aumenta os riscos de doenças cardiovasculares.
A cerveja e o chopp, apesar da fama, não sãoos maiores causadores desse acúmulo de gordura. Qualquer exagero no consumo decalorias pode causar esse efeito. A “barriga de chopp” é mais comum nos homens porqueo corpo masculino tem a tendência de acumular a gordura nessa região. Por outrolado, a fama não é toa. O álcool diminui a capacidade do corpo de queimargordura e, por isso, essa “massa” se acumula na região abdominal.
Para saber se o acúmulo degordura visceral está em níveis preocupantes, é usado um cálculo chamado relaçãocintura-quadril (RCQ). Basta medir a circunferência dacintura acima do umbigo e a do quadril na parte mais larga. Em seguida, dividao valor da cintura pelo do quadril. Por exemplo, se a cintura for 80 cm e oquadril 100 cm, a relação será 0,8.
Para mulheres, o ideal é que a relaçãocintura-quadril fique abaixo de 0,85. Para os homens, oideal é que o resultado seja menor que 1,0. Valores acima disso indicam maiorprobabilidade de desenvolver doenças crônicas e problemas cardiovasculares,como infarto e hipertensão.
Alimentação balanceada e rotina de exercíciosfísicos são essenciais para eliminar a gordura acumulada. Um profissional deEducação Física precisa ser consultado para que os interessados possam atingiros objetivos de forma mais eficiente.
LUIZFERNANDO LUKAS – PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - Instagram: luizfernandolukas
COMENTÁRIOS