Escola de Samba Vizinha Faladeira, uma das pioneiras no Carnaval do Rio, busca retorno ao estrelato
Agremiação vai desfilar pela Série Prata neste ano

Desfilando pela Série Prata, a A.R.E.S. Vizinha Faladeira, busca no carnaval deste ano, mais uma vez, a consolidação no cenário carnavalesco do Rio de Janeiro. Fundada em 10 de dezembro de 1932, a Escola de Samba teve ascensão meteórica, tendo conquistado o título do Grupo Especial, o mais alto do carnaval carioca, já em 1937.
A agremiação é caracterizada por ser uma das pioneiras do samba no Brasil, sendo a primeira a possuir uma comissão de frente, a utilizar enredos internacionais, introduzir o carro alegórico nos desfiles, além de diversas outras inovações que são utilizadas pelas escolas até os dias de hoje.
Mesmo com o sucesso no final da década de 30, a escola passou por momentos de dificuldade, principalmente, quando teve suas atividades paralisadas por 50 anos, funcionando apenas como um bloco de rua na Capital Fluminense. Ao todo, a Vizinha Faladeira possui seis títulos, sendo campeã da divisão Principal do carnaval em 1937. Conquistou também títulos nas divisões de Acesso, sendo dois do Grupo D em 1990 e 2015, dois do Grupo C em 1992 e 2016, dois do Grupo B em 2004 e 2023 pela LIVRES.
Com estes dois últimos títulos consecutivos, a agremiação retornou aos holofotes e passou a frequentar de forma mais convicta o carnaval carioca, trazendo alegria para aqueles que amam um carnaval raiz.
Neste ano de 2024, a Vizinha Faladeira vai desfilar homenageando o “Cais da Resistência”, que na realidade se chama Cais do Valongo e fica localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro, mesma região onde situa-se a sede da agremiação.
COMENTÁRIOS