Vasco aproveita Data Fifa para definir SAF, estádios e ajustes no elenco
Período sem jogos terá decisões importantes nos bastidores e será a primeira janela mais longa para Pedro Emanuel trabalhar com o time
Foto: Dikran Sahagian/Vasco O Vasco terá uma Data Fifa movimentada, mesmo longe dos gramados. O período sem partidas será marcado por decisões importantes nos bastidores, principalmente relacionadas à venda da SAF, à definição dos estádios para os jogos das copas e ao trabalho do técnico Pedro Emanuel com o elenco.
A equipe volta aos treinos nesta quinta-feira e só entra em campo novamente no dia 7 de outubro, contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro. Até lá, a diretoria terá pela frente o leilão de 90% da nova SAF, marcado para esta sexta-feira, às 14h.
Até o momento, a proposta formal apresentada é a do empresário Marcos Lamacchia, por meio da Almirante Participações e Empreendimentos S.A. O projeto prevê R$ 500 milhões em aportes destinados exclusivamente ao futebol, além de compromissos relacionados às obrigações da recuperação judicial e outras garantias.
Outro assunto que movimenta os bastidores é a definição dos estádios para os jogos das semifinais das copas. Pela Copa Sul-Americana, o Vasco enfrentará o Boca Juniors, com a partida de volta marcada para 20 de outubro. Como São Januário não atende à exigência de capacidade mínima de 30 mil lugares para essa fase, o clube solicitou o Maracanã para receber o confronto.
O cenário, porém, ainda depende de uma definição. O Vasco tem enfrentado dificuldades nas negociações com o Consórcio Fla-Flu, responsável pela administração do Maracanã, e o Nilton Santos é tratado como uma alternativa para o duelo contra o Boca Juniors.
Na Copa do Brasil, o adversário será o Palmeiras, com o jogo de volta da semifinal marcado para 8 de novembro. Como não há a mesma exigência de capacidade para o estádio nesta competição, São Januário aparece como possibilidade para receber a partida.
A pausa também será importante para Pedro Emanuel trabalhar com mais tempo. Desde a chegada do treinador português, o calendário foi marcado por uma sequência intensa de partidas, com poucos intervalos entre os compromissos e pouco espaço para trabalhos táticos mais aprofundados.
Agora, pela primeira vez, o técnico terá uma janela mais extensa para fazer ajustes e acelerar a adaptação dos reforços. Gabriel Pereira e Paulinho ainda não estrearam pelo Vasco, enquanto Lescano começou entre os titulares pela primeira vez na goleada por 5 a 0 sobre o Coritiba.
O Vasco chega à Data Fifa em momento de crescimento na temporada, com seis vitórias nos últimos oito jogos. A equipe volta a campo em outubro, diante do Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro.





COMENTÁRIOS